Greve dos Correios: sindicato do Tocantins adere à paralisação nesta quarta, 11

O objetivo da mobilização é impedir a redução de salários e de benefícios.

Crédito: Reprodução

Sindicatos de funcionários dos Correios anunciaram que estão em greve desde a noite desta terça-feira, 10. Conforme a Revista Istoé, entre os representantes dos trabalhadores dos Correrios que aprovaram a greve, a revista aponta o do Tocantins, além dos sindicatos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão.

 

Em nota, os Correios no Tocantins anunciaram que um levantamento parcial, realizado na manhã de hoje, demonstra que 87% do efetivo de empregados está presente e trabalhando. Oito agências do Estado estão fechadas - localizadas nas seguintes cidades: Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Centenário, Cristalândia, Novo Alegre, Pium, Recursolândia e Rio Sono. No restante dos municípios, as agências estão abertas e todos os serviços estão disponíveis.

 

As entidades afirmam que o objetivo da mobilização é impedir a redução de salários e de benefícios. Eles também se colocam contra a privatização da estatal, que está no radar da secretaria de desestatizações do governo federal.

 

Uma possível paralisação dos trabalhadores dos Correios era discutida há mais de um mês. Em 30 de julho, os sindicatos suspenderam o indicativo de greve após o início de uma negociação medidada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

De acordo com Fischer Moreira, secretário de imprensa da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a mediação foi suspensa e a greve foi iniciada após os Correios se recusarem a seguir com a negociação.

 

“Quando o TST propôs a prorrogação do processo negocial, deu prazo até sexta-feira (30) pra a gente se posiconar. As assembleias aprovaram, mas os Correios avaliavam que não tinha o que ser negociado”, afirma.

 

Moreira afirma que, nesta quarta-feira, 11, a adesão ao movimento já ocorre em todos os Estados da federação. Inicialmente, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo (Sintect-SP), a greve havia sido aprovada por assembleias em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão.

 

TST

 

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva, decidiu, no último dia 4, encerrar o trabalho de mediação da Corte entre os trabalhadores dos Correios e a estatal, sobre o acordo coletivo de trabalho. As partes estavam discutindo há cerca de 60 dias o assunto que incluía, entre outros itens, reajustes salariais e melhorias para os trabalhadores.

 

De acordo com o TST, a negociação foi extinta porque a empresa resolveu não prorrogar o acordo coletivo que estava vigente desde 2018. O prazo, que já tinha se encerrado no início de agosto, chegou a ser prorrogado por mais 30 dias, enquanto a assinatura de uma nova proposta era debatida na Corte.

 

 

Correios Tocantins

 

Ainda conforme os Correios, a entidade já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades e apoio de pessoal administrativo. O horário de atendimento ao público do Centro de Entrega de Encomendas, localizado no edifício-sede dos Correios em Palmas-TO, foi ampliado. A partir de hoje, clientes poderão retirar suas encomendas das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso haja necessidade, a empresa também pode promover mutirões para entrega nos fins de semana.

Comentários (0)