Hospital de Araguaína passará por reformas; obra tem prazo de 30 dias para conclusão

Serão realizadas melhorias nos setores do Pronto Socorro, Serviço de Nutrição e Dietética (refeitório e cozinha) e a entrada para acompanhantes e visitantes

Gestão da Saúde avalia detalhes da reforma
Descrição: Gestão da Saúde avalia detalhes da reforma Crédito: Nielcem Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) aprovou junto à Diretoria do Hospital Regional de Araguaína (HRA) o projeto de adequação e reforma da unidade. As melhorias, que foram iniciadas na última quinta-feira, 22, tem o prazo de 30 dias para ser concluídas e contemplarão os setores do Pronto Socorro, Serviço de Nutrição e Dietética (refeitório e cozinha) e a entrada para acompanhantes e visitantes.

 

Em reunião com a direção do HRA, os membros do corpo técnico da SES-TO definiram quais setores serão contemplados com a reforma. A superintendente de Administração da Secretaria Saúde, Adriana Víctor, informou que os espaços da cozinha e do refeitório serão reformados para se adequarem as normas técnica da Vigilância Sanitária e proporcionar um melhor atendimento aos pacientes e colaboradores. “Na cozinha nós substituiremos o piso, o revestimento e ajustaremos o fluxo de pessoal e de serviço. O espaço do refeitório será ampliado para comportar um número maior de usuários ao mesmo tempo”, explicou.

 

Serão feitas intervenções nos espaços do Pronto Socorro (PS) e no Centro de Traumas (CT) para reorganização do fluxo dos pacientes e aumentar o numero de leitos ofertados na unidade de saúde. “Tanto aqueles que entrarem andando, quanto aqueles que entram em macas. Com isso aumentaremos o número de leitos ofertados a população dentro desses espaços. A entrega dessas melhorias à população está prevista para o final de março e o recurso para execução das obras é proveniente do Ministério da Saúde do Recurso SUS”, disse Adriana.

 

Para a diretora Geral do HRA, Maria Antonice dos Santos, a reforma é importante para melhor atender a população do norte do Estado e regiões circunvizinhas, uma vez que o hospital é tido como referência para dos estados do Pará e Maranhão. “Com a estrutura que nós temos hoje, essa reforma vai beneficiar muitos usuários do SUS no que diz respeito ao aumento de leitos e melhorias estruturais. Somos referência para municípios da região norte do Estado, Maranhão e Pará. Aumentaremos a oferta de leitos em 15%. Temos hoje 258 leitos, onde 20 são utilizados para pacientes de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)”, declarou.

 

O secretário Marcos Musafir destacou que as melhorias fazem parte do Plano de Diretor Estratégico (PDE) dos hospitais no Tocantins e que as adequações serão feitas sob a ótica de um conceito atualizado de atendimento ao paciente. “Três áreas serão abordadas nessa reforma. Na emergência, adequaremos o fluxo de atendimento para um conceito mais moderno, dividindo os casos mais graves de trauma e emergência clínica nas salas de trauma, vermelha e amarela e ainda os leitos de continuidade do tratamento. Para ofertar mais conforto aos pacientes e funcionários do HRA ampliaremos o refeitório. A cozinha também será modernizada no sentido qualidade do alimento produzido contatando com novos materiais e equipamentos” pontuou.

 

Musafir relembrou ainda as melhorias já realizadas no HRA. “Já corrigimos a tomografia que já está funcionando, outros novos serviços estão prestes a ser instalados. O HRA é o segundo maior hospital do Estado e recebe pacientes de 65 municípios. Ás vezes há sobrecarga. Mas com uma equipe muito dedicada e competente temos conseguido dar o respaldo a população” concluiu.

 

Conforme a Saúde, o Projeto Rede Hospitalar do Tocantins prevê a implantação do plano inicialmente em seis hospitais estaduais: Hospital Geral de Palmas, Hospital e Maternidade Dona Regina, Hospital Infantil de Palmas, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Regional de Gurupi e o Hospital Regional de Augustinópolis. Na segunda etapa, a implantação do projeto ocorrerá nos outros 12 hospitais estaduais.

Comentários (0)