Hospital Regional de Augustinópolis conta com 10 novos leitos de UTI em funcionamento

A unidade hospitalar localizada na região do Bico do Papagaio é referência para 23 cidades, com um total de aproximadamente 203 mil habitantes.

Crédito: Divulgação

Os 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), para atender pacientes com a Covid-19, entraram em funcionamento nesta sexta-feira, 14.  Os leitos de Augustinópolis serão gerenciados pelo Instituto Sinai Serviços Médicos. “Em face da dificuldade em conseguirmos contratar profissionais de saúde para trabalharem em nossos hospitais e da necessidade de garantir em tempo hábil a oferta deste tipo de leitos, uma vez que a demanda cresce diariamente, foi decidido pela contratação de empresa especializada”, explicou a superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Elaine Sanches. 

 

A unidade hospitalar, localizada na região do Bico do Papagaio, é referência para 23 cidades, com um total de aproximadamente 203 mil habitantes. A região também é uma das mais impactadas pela Covid-19 desde o início da pandemia do novo coronavírus. Dados do Boletim Epidemiológico publicado nesta sexta-feira, 14, apontaram que os 25 municípios do Bico do Papagaio juntos registraram 4.724 casos de pessoas diagnosticadas com a doença e 83 óbitos.

 

Ao lembrar que o Tocantins ampliou em 121% o número de leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19, o secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, havia informado durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 12, que em breve os leitos estariam disponíveis para a população. “Hoje, temos 123 leitos de UTI e 237 leitos clínicos para os pacientes Covid-19. Em abril, o Estado contava com 163 leitos próprios para atendimento; agora em agosto, já conta com 360 leitos próprios e contratados nas redes privada, municipal e filantrópicos. Um aumento de 121% na capacidade de atendimento em menos de quatro meses e, em breve, serão entregues mais leitos de UTI, em Gurupi [10] e Augustinópolis [10]”, destacou Tolini..

 

Ministério Público 

 

Em release encaminhado à imprensa, o Ministério Público do Tocantins  (MPTO) lembrou que também requereu os leitos. Na época, o promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida demonstrou que a instalação dos 10 leitos de UTI no HRA já constava na Programação Anual de Saúde de 2020, sendo, portanto, uma ação com previsão orçamentária para ser executada.

 

Conforme a assessoria de comunicação do MPTO, uma decisão do mês de julho, após a ação civil pública movida pelo órgão, determinou a instalação dos 10 leitos de UTI em Augustinópolis. 

 

Já a assessoria do Governo do Estado informou que os leitos já estavam em instalação antes da ação ser movida e não foram disponibilizados antes por falta de pessoal. 

Comentários (0)