Incêndio em chave conectora na subestação de Colinas teria provocado apagão

Um incêndio numa chave de secção na subestação de Colinas, no Tocantins, teria desligado o sistema elétrico em 12 estados brasileiros na noite desta quinta-feira, 25. O Operador Nacional do Sistema

Apagão atingiu 12 estados
Descrição: Apagão atingiu 12 estados Crédito: G1

Um incêndio em uma chave secção na subestação de Colinas está sendo apontado como a causa do apagão que atingiu 12 Estados do Norte, Nordeste e parte do Centro Oeste na noite desta quinta-feira, 25.

 

A constatação foi feita pelo Operador Nacional do Sistema e foi confirmada em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 26, pelo superintendente de Operações da Companhia Energética do Tocantins (Celtins), Herivelto Calles Louzada, e pelo gerente regional da Eletronorte, Carlos Humberto de Souza e Silva.

 

Segundo as informações, o problema aconteceu em um setor que faz a interligação do sistema entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, provocando o isolamento das demais regiões. De acordo com o gerente da Eletronorte, a empresa responsável pela operação é a Taesa, do Grupo Cemig.

 

O superintendente de operações da Celtins informou também que o problema atingiu todo o Tocantins e que esta foi a primeira vez que a situação aconteceu no Estado. Em Palmas, parte da cidade teve a energia reestabelecida à 01h28 da madruga. A cidade de Xambioá, última a ter o sistema reestabelecido, voltou a ter energia às 02h14.

 

Outro problema causado pela queda de 15 postes em Rio Sono e Lizarda, foi solucionado às 06h00.

Reunião

Nesta sexta a partir das 14 horas, o Operador Nacional do Sistema vai se reunir com as empresas operadoras e geradoras de energia para tentar descobrir os motivos do incêndio na subestação de Colinas.  

 

Comentários (0)