José Roberto assumirá a Procuradoria-Geral de Contas para o biênio 2020-2021

Ele diz que analisar as políticas públicas é sempre um desafio; prioridade é “atender com mais presteza toda a aplicação do recurso público”.

Procurador José Roberto
Descrição: Procurador José Roberto Crédito: Ascom TCE

O procurador José Roberto Torres Gomes assumirá a função de Procurador-Geral de Contas do Tribunal de Contas de Tocantins (TCE), para o biênio 2020-2021. Isto porque o outro pretendente, Oziel Pereira dos Santos, declinou da investida, após reunião com o governador Mauro Carlesse (DEM), realizada na segunda-feira, 9. Torres venceu Pereira por um placar de 4 a 3 na eleição que ocorreu no dia 25 de novembro.

 

No dia dois de dezembro, a lista com os dois nomes foi encaminhada ao governador, que teria 15 dias para dar o seu veredito. Se o chefe do Executivo tinha alguma dificuldade em optar por um dos dois, agora ficou em condição confortável. Caso a disputa permanecesse, o governador Carlesse teria até o início da próxima semana para fazer sua opção.

 

O atual procurador-geral Zailon Miranda não pôde ser candidato em razão de cumprir o segundo mandato consecutivo. De acordo com o que prevê a Lei Orgânica e o Regimento Interno do TCE-TO, a escolha do procurador-geral ocorre por eleição no Ministério Público de Contas (MPC/TO), que resulta em uma lista tríplice levada ao governador do Estado para nomeação do novo titular do cargo.

 

Neste pleito, no entanto, apenas dois nomes constaram na lista, que acabou resumindo ao de Torres, uma espécie de consenso.

 

Para José Roberto Torres, “é sempre um desafio, principalmente com o que nós trabalhamos, que são as políticas públicas, as prioridades para aqueles que o Estado tem que atender com mais presteza e toda a aplicação do recurso público”, destacou.

 

O procurador Oziel Pereira tem em seu currículo três mandatos de procurador-geral. À época da eleição, ele também classificou como desafio “auxiliar e proporcionar gestões públicas que atendam mais às necessidades e bem-estar da sociedade tocantinense”.

 

Currículo

 

Natural de Passos (MG), José Roberto é formado pela Universidade Federal de Sergipe. Foi diretor técnico da Defensoria Pública do Estado de Sergipe; defensor público; procurador, chefe de Operações Legislativas e assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins; conselheiro da OAB de Sergipe; conselheiro suplente da OAB do Tocantins; secretário geral da Caixa de Assistência do Advogado (CAASE); diretor do Sindicato dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe. Assumiu a Secretaria de Assessoria Jurídica de Palmas no dia 7 de janeiro de 2013.

Comentários (0)