Justiça ordena bloqueio de R$ 425 mil do Estado para garantir alimentação no HGP

A decisão atende a ação movida para garantir o fornecimento de dieta enteral e parenteral aos pacientes da UTI Adulta do Hospital Geral de Palmas pelo período de três meses

Maria Roseli em vistoria no HGP em fevereiro
Descrição: Maria Roseli em vistoria no HGP em fevereiro Crédito: Foto: Marcelo de Deus

Em decisão liminar, a Justiça atendeu aos pedidos da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), em atuação conjunta com a Defensoria Pública do Estado (DPE), determinando o bloqueio de R$ 425.132,37 das contas do governo do Estado para garantir o fornecimento de dieta enteral e parenteral aos pacientes da UTI Adulta do Hospital Geral de Palmas (HGP), pelo período de três meses.

 

As duas instituições realizaram vistoria o HGP no início do mês de fevereiro deste ano, quando a falta de alimentação teria sido constatada. Na ocasião, foi verificado que 11 pacientes encontravam-se sem a devida assistência. Para a promotora Maria Roseli, as medidas adotadas na Ação Civil Pública foram necessárias para restabelecer o serviço na UTI do HGPP, “judicialização que poderia ter sido evitada se o Estado fosse eficiente na Gestão da Saúde Pública”.

 

A direta enteral e parenteral consiste em terapia nutricional que deve fazer parte do tratamento dos pacientes internados em UTI, garantindo nutrientes especiais que auxiliem na sua recuperação.

Comentários (0)