Lacen enfrenta falta de insumos e prioriza testes de covid em hospitalizados e óbitos

Ao T1, o órgão não soube informar quando voltará a atender normalmente, mas que está com processo emergencial para aquisição dos itens necessários.

Crédito: Reprodução

Com falta de insumos para a realização de testes, o Laboratório Central do Estado do Tocantins (Lacen-TO) comunicou que adotou, a partir de ontem, 12,  novos critérios para a realização de testagens nos próximos dias. Ao T1, o órgão não soube informar quando voltará a atender normalmente, mas que está com processo emergencial para aquisição dos itens necessários. 

 

O LACEN-TO afirmou, ainda, que o problema da falta de material para exames de extração do material genético do SARS-CoV-2, pelo método de RT-PCR, é em âmbito nacional.

 

Com isso, ficam adotados os seguintes critérios de quem serão testados: pacientes suspeitos para Covid-19 hospitalizados na rede pública e privada de saúde e óbitos suspeitos da doença.

 

As amostras dos demais casos e unidades de saúde serão acondicionadas para testagem somente após a regularização do estoque.


 

Nota da Saúde


 

A Secretaria de Estado Da Saúde (SES) esclarece que os testes para o método RT-PCR sempre foram distribuídos pela Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), departamento do Ministério da Saúde, que apoia e coordena as estratégias nacionais para o diagnóstico de doenças de interesse em saúde pública e enfrentamento da COVID-19.

 

O comunicado sobre a descontinuidade de abastecimento para os kits de extração ocorreu em videoconferência realizada no último dia 02/06 e desde então a SES tem intensificado ações para restabelecer o abastecimento e garantir a continuidade das testagens.

 

Importante reiterar que tratam-se de insumos de alto custo e com alta demanda em todo país e toda a Rede tem tido dificuldade em adquirir esses itens sob pronta entrega pelos fornecedores e representantes comerciais.

 

A SES está com processo emergencial para aquisição dos itens necessários ao restabelecimento da rotina de testagens do Lacen-TO.

Comentários (0)