Lacen recebe da Embrapa materiais que vão ampliar testagem da Covid-19

O laboratório recebeu uma centrífuga e insumos, como álcool etílico absoluto, 12 mil ponteiras para análises de PCR, swabs (coletores de amostra) estéreis, tubos falcon e pipetas.

Equipamento irá ampliar testagem no Lacen.
Descrição: Equipamento irá ampliar testagem no Lacen. Crédito: Divulgação/ Saúde

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) recebeu nesta sexta-feira, 29, da Embrapa Pesca e Aquicultura materiais para ampliação da testagem para o diagnóstico da Covid-19 no Tocantins. Uma centrífuga e insumos, como álcool etílico absoluto, 12 mil ponteiras para análises de PCR, swabs (coletores de amostra) estéreis, tubos falcon (usados na análise de PCR) e pipetas poderão ampliar o percentual e capacidade de realização dos exames do Lacen.

 

A diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas Galvão, disse que a parceria foi firmada após visita da equipe de gestão /técnica do Lacen a sede da Embrapa em Palmas, seguindo as orientações do Ministério da Agricultura  que colocou os centros de pesquisas da Embrapa, a disposição para a identificação da Covid-19. “Além do equipamento a Embrapa em Palmas se colocou a disposição para colaborar no processamento dos exames de RT-PCR para a Covid-19 e doou insumos que utilizamos na confecção de kits para coletas de RT-PCR e nas análises do laboratório”, explicou.

 

O Laboratório da Embrapa também poderá ser utilizado para realização de exames de RT-PCR para amplificação e detecção do novo Coronavírus, caso necessário e após certificação oficial do LACEN-TO.

Comentários (0)