Leilão da Norte-sul que liga Porto Nacional a São Paulo deve acontecer nesta quinta

O trecho da ferrovia tem lance inicial mínimo de R$1,3 bilhão. As empresas Rumo e VLI são apontadas como fortes candidatas. 

Crédito: Beth Santos/Presidência da República

Terminou nesta segunda-feira, 25, o prazo de entrega de propostas para o leilão do trecho da Ferrovia Norte-Sul, que liga Porto Nacional (TO) a Estrela d'Oeste (SP). Segundo o site Valor Econômico, as empresas Rumo e VLI são consideradas fortes candidatas para arrematar o trecho que tem concessão de 30 anos. A Rumo já opera linhas na ferrovia que chegam aos portos de Itaqui (MA) e Santos (SP). O leilão esta previsto para acontecer nesta quinta-feira, 28.

 

A empresa ganhadora deverá prestar serviço de transporte ferroviário e assegurar a manutenção da estrutura. Além disso, também deverá implantar planos ambientais, oficinas de manutenção e postos de abastecimento, além de adquirir equipamentos ferroviários e materiais rodantes.

 

A senadora Kátia Abreu, em sua conta na rede social, levantou questionamento sobre a possibilidade de outra empresa, que não a ganhadora do leilão, poder fazer uso da ferrovia. Essa também foi à preocupação do Ministério Público Federal (MPF), que no final de fevereiro, pediu a suspensão do leilão por medo que o edital trouxesse prejuízo à concorrência.

 

As obras de construção da ferrovia tiveram início ainda em 1987, o trecho que liga Açailândia (MA) até Anápolis (GO) já está pronto para uso.

Comentários (0)