Mais de 1 mil alunos de quatro cidades do TO são capacitados para o Enem

Alunos que desejam participar do projeto devem se inscrever semanalmente no site www.seduc.to.gov.br

Aulas são ministradas por professores com experiência em cursinhos
Descrição: Aulas são ministradas por professores com experiência em cursinhos Crédito: Elias Oliveira / Governo do Tocantins

A segunda rodada do projeto #ToNoEnemAulão, realizada no sábado, 23, pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), atendeu mais de 1.200 estudantes das escolas estaduais em Araguaína, Gurupi, Miracema e Palmas. Na primeira aula, foram beneficiados 600 estudantes. A inciativa visa reforçar a preparação dos estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Os aulões são realizados aos sábados com a participação de professores da rede estadual de ensino e voluntários, todos com experiência em preparação para o Enem e em cursinhos pré-vestibulares. O conteúdo das aulas presenciais também será disponibilizado em forma de videoaulas, no site da Seduc, para que os alunos de todas as escolas do Tocantins possam ter acesso.

 

Os alunos e professores contam ainda com um material produzido especificamente para o projeto. A apostila foi elaborada pela equipe técnica da Seduc de acordo com as últimas edições do Enem e apresenta as questões mais recorrentes no exame, conforme um estudo estatístico realizado pela Pasta.

 

Para o gerente do Ensino Médio da Seduc, Edson Carlos Mendes dos Santos, o projeto vem alcançando o objetivo proposto. “Fizemos a primeira etapa em Palmas, e agora levamos também para as cidades do interior, pensando em contribuir com a preparação de mais alunos. Com as apostilas que estão sendo entregues para todos os alunos do 3º ano do ensino médio e as videoaulas no site da Seduc, estaremos oferecendo esse apoio à preparação a aproximadamente 16 mil alunos da rede estadual”, frisou.

 

Avaliação dos participantes

A estudante Sarah Júllia Falcão, do Colégio Tocantins, de Miracema, participou das duas primeiras edições do #ToNoEnemAulão e ressaltou  a relevância do projeto.  “Essa é uma ótima oportunidade. Estou gostando muito, porque as aulas e o material focam nos conteúdos que são mais importantes e mais pedidos no Enem”, enfatizou.

 

Para o educando Cezar Sousa Silva, do Colégio Estadual Adolfo Bezerra, de Araguaína, as aulas extras “trazem para os alunos um incentivo ao estudo. Reforça o que já aprendemos e nos dá essa base do que ainda precisamos estudar para o Enem, para ter sucesso na prova e conseguir ingressar na universidade.

 

A aluna Lais Horrane Valadares, do Colégio Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi, também aprovou o projeto. “Achei a aula muito boa porque às vezes não temos tempo de estudar em casa. Os professores são bem dinâmicos, bem preparados e deram dicas muito boas. É uma oportunidade que ninguém poderia perder”, disse.

 

A professora de história do #ToNoEnemAulão, Tatiana Luiza Souza Coelho, enfatizou o incentivo e a valorização proporcionados pelo projeto. “Essa política de educação, que vem sendo colocada em prática, vai muito além da preparação para o Enem. São ações que contribuem para abrir as perspectivas de vida desses alunos, permitindo que eles sonhem e realizem seus planos para o futuro por meio dos estudos”, ponderou.

 

Próximas edições

Os alunos de Palmas, Miracema, Gurupi e Araguaína que desejam participar do projeto devem se inscrever semanalmente no site www.seduc.to.gov.br. Os estudantes são focados na revisão dos conteúdos de Física, Química, Matemática, Geografia, História, Biologia, Português e Redação.

 

Os próximos aulões acontecerão nos seguintes locais: Em Palmas, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar (QCG); em Miracema, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE); em Gurupi, no Centro de Ensino Médio (CEM) Arizinho; e em Araguaína, no auditório do Itpac.

 

Comentários (0)