Mais de 10 pacientes serão operados em mutirão de cirurgias de vesícula no HGP

Saúde e UFT são parceiras no mutirão de cirurgias de vesícula no HGP

Mutirão de cirurgias no HGP pretende desafogar filar
Descrição: Mutirão de cirurgias no HGP pretende desafogar filar Crédito: Frederick Borges/Governo do Tocantins

Mais de 10 pacientes serão operados da vesícula em mutirão realizado neste sábado no Hospital Geral de Palmas (HGP), resultado de uma parceria da Secretaria de Saúde com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O objetivo é de reduzir a lista de espera dos pacientes eletivos que necessitam de cirurgia no aparelho digestivo.

 

Segundo a coordenadora do centro cirúrgico Joyce Vilarins, desde dezembro, já foram realizados quatro mutirões e cerca de 37 pacientes com indicação cirúrgica de hérnia foram operados, além das cirurgias realizadas de segunda à sexta no Hospital. “Esse mutirão será o primeiro de vesícula por vídeo, e vai contemplar mais 10 pacientes. Nosso objetivo é desafogar a lista e entrar num ponto de equilíbrio entre o encaminhamento cirúrgico e data do procedimento".

 

O médico coordenador de cirurgias do HGP, Itágores Hoffman I, explica que o objetivo é realizar dois mutirões por mês, e que a estratégia encontrada para liberar a lista de espera por cirurgia do aparelho digestivo foi colocar à disposição dos pacientes dias alternativos, pois, aos fins de semana, o fluxo de cirurgias é menor e conseqüentemente há maior disponibilidade do número de salas para realização dos procedimentos.

 

O projeto coordenado e supervisionado pela equipe do HGP conta com a parceria da UFT por meio de fornecimento de materiais e disponibilização de equipe de médica residente, além do apoio da empresa Bhiosupply, que vai fornecer os instrumentais de vídeo.

Comentários (0)