Mais de 25 municípios no Tocantins entram em estado de alerta por conta das chuvas

O alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado do Tocantins. Chuvas superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia, em 28 cidades.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Reprodução

A Defesa Civil do Estado do Tocantins emitiu alerta de acumulado de chuvas superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia, para esta sábado e domingo, 08 e 09. De acordo com o órgão, podem ocorrer risco de grandes alagamentos, inundações e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encosta e barrancos em 28 cidades do Estado.


 

Segue a relação dos municípios tocantinenses que estão no Alerta da Defesa Civil: Aliança, Alvorada, Araguaçu, Arraias, Brejinho de Nazaré, Cariri, Cristalândia, Crixás, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão,Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pium, Sandolândia, Santa Rita, Santa Rosa, Sucupira, São Salvador, São Valério e Talismã.


A Defesa Civil orienta a população desses municípios em alerta que atentem para as seguintes medidas de prevenção e segurança:


 

– Mantenha-se sempre atento às informações divulgadas pelos órgãos competentes e pela imprensa;

 

– Quando estiver chovendo, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. A recomendação é que saia ao primeiro sinal de chuva;

 

– Redobre a atenção quando estiver em rios ou cachoeiras, pois há riscos de tromba d´água;

 

– O cuidado deve continuar mesmo após cessar a chuva, pois os raios podem continuar;

 

– Evite também ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger;

 

– Ventos fortes podem levar a queda de árvores sobre carros e casas;

 

– Desvie o carro de locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que a chuva pare ou diminua.

 

– Observe alteração nas encostas, para aqueles que moram próximos de encostas ou morros.

 

– Permaneça em local abrigado, jamais saia em meio a fortes chuvas, pois o caminho poderá estar alagado ou interrompido, ou o pior, você poderá ser surpreendido com alguma alteração brusca, tais como rompimento de estradas, bueiros, pontes, etc.

 

– Caso precise sair de sua residência ou local de trabalho em razão de inundação, não espere muito tempo, pois poderá ser tarde. Não tente carregar móveis pois poderá ser empecilho para seu deslocamento;

 

– Aos motoristas, todo o cuidado nas rodovias e estradas, a pista pode ficar escorregadia e com o acúmulo de água, poças e buracos podem ficar ocultos e ou surgir repentinamente;

 

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comentários (0)