Marcelo Miranda deixará governo do Tocantins com Claudia Lelis e Carlesse em setembro

Em missão oficial para Tóquio, Miranda deixará comando do Estado nas mãos de Claudia Lelis; posteriormente a vice-governadora também viaja e Mauro Carlesse assumirá o Palácio Araguaia por sete dias

Vice-governadora e deputado assumem comando do Palácio por alguns dias
Descrição: Vice-governadora e deputado assumem comando do Palácio por alguns dias Crédito: Montagem/T1 Notícias

A vice-governadora do Tocantins Claudia Lelis (PV) assumirá o Palácio Araguaia por seis dias, de 15 a 21 de setembro, em razão da ausência do governador Marcelo Miranda (PMDB), que estará em missão oficial em Tóquio, no Japão, pelo período de 15 a 28 de setembro. O período de ausência do governador também coincidirá com viagem da vice-governadora, que se afastará pelo período de 21 de setembro a 4 de outubro, para viagem à Indonésia, abrindo um espaço de tempo de sete dias em que o Tocantins será comandado por Mauro Carlesse(PHS), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. Dessa forma, Carlesse assume o comando do Palácio Araguaia pelo período de 22 a 28 de setembro. As viagens do governo foram anunciadas em decretos publicados no Diário Oficial do Tocantins de segunda-feira, 21.

 

Sobre a viagem do governador, o decreto aponta a “seguinte delegação para, no período de 15 a 28 de setembro de 2017, acompanhá-lo em missão oficial a Tóquio, Japão, destinada à apresentação do Seminário Tocantins-Agro, ao empreendimento de visitas ao Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, à JETRO (Japan External Trade Organization), ao JBIC (Japan Bank for International Cooperation), bem assim à composição de rodadas de negócios com representantes da Mitsubishi Corporation, Mitsui Corporation, Toyota Tsusho Corporation, Marubeni Corporation, Itochu Corporation, Sumitomo Corporation, Mayekawa, Nipponham Foods e Nippon Koei Consultants”.

 

No documento, Miranda designa uma delegação de oito pessoas para acompanhá-lo a Tóquio, Japão. A comitiva designada pelo governador que terá todas as despesas custeadas pelo Estado incluem o senador Vicente Alves de Oliveira; a deputada federal  Dulce Miranda, primeira-dama do Estado; o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva; o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; a subsecretária da Comunicação Social, Ivonete Pereira Motta; e o ajudante de Ordens do Gabinete do Governador, Humberto Costa Parrião, e por fim, Pedro Barbosa da Costa, assessor especial do Gabinete do Governador.

 

Ainda acompanham a comitiva, sem ônus ao governo, o presidente do Sistema Fieto, Roberto Pires; o diretor da VLI, Edson Zacarias; o secretário executivo da Câmara de Comércio Brasil/Japão, Fujiyoshi Hirata; o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Eduardo de Carvalho Lago Filho; e os representantes da Nippon Koei Lac, Massayuki Honjo e Roberto Kurokawa.

 

Já Claudia Lelis viaja para Balikpapan, Província de Kalimantan do Leste, na Indonésia, junto com a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Ribeiro de Moura Carreira, a fim de participarem da Reunião Anual do Fórum Global de Mudanças. Conforme o decreto, "o afastamento se dará com ônus parcial para o Estado, relacionado à integralidade de subsídios no transcurso da viagem e a despesas com diárias, no período de 21 de setembro a 4 de outubro de 2017, correndo à conta do GCF o custeio das respectivas passagens aéreas", explicou o documento.

 

Desta forma, com a viagem de Claudia, e Miranda ainda em missão no Japão, Carlesse assume o comando do executivo do dia 22 a 28 de setembro, quando Miranda retorna de viagem. O T1 Notícias entrou em contato com Mauro Carlesse para confirmar detalhes sobre a posse, mas as ligações não foram atendidas. O espaço continua aberto.

Comentários (0)