Marcelo Miranda e Amastha entregam certidões de imóveis a famílias do Jardim Taquari

Foram beneficiados 3.500 moradores do Jardim Taquari, que receberam as certidões de seus imóveis do governo do Estado e da Prefeitura

Governador e prefeito fazem entregas no Taquari
Descrição: Governador e prefeito fazem entregas no Taquari Crédito: Frederick Borges

Ao todo 3.500 famílias que moram no setor Jardim Taquari receberam as certidões de seus imóveis das mãos do governador Marcelo Miranda e do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, em solenidade na manhã desta sexta-feira, 15, que reuniu ainda outras autoridades estaduais e municipais. Com o documento, os moradores passam a ser proprietários de fato e de direito dos imóveis do setor, até então sub judice.

 

Na ocasião, o governador Marcelo Miranda destacou sua satisfação e o trabalho do Governo do Estado pela entrega da documentação. "Posso dizer, com certeza, que estar aqui com as famílias para entregar as certidões dos imóveis é uma satisfação muito grande. Sei que foi uma longa e árdua trajetória e hoje é um dia histórico, pela luta de todos: tanto do poder público, quanto da sociedade civil".

 

O governador ainda ressaltou a necessidade de união entre o Estado e a Prefeitura, com o propósito de somar forças para concretizar ações em favor da população. "Se temos diferenças políticas, elas não devem interferir, devem ser deixadas de lado quando temos projetos ou ações que exigem a união para beneficiar a sociedade, os cidadãos".

 

Durante o evento, Carlos Amastha também destacou a importância do trabalho realizado por meio da parceria entre o Governo e o Município. "Quando a gente abraçou, quando juntos fizemos o esforço para resolver o problema, a coisa aconteceu e hoje a gente está aqui para celebrar”, disse.

 

Beneficiados

 

A área das unidades habitacionais equivale a nove quadras do Jardim Taquari, com 3.575 lotes ocupados, encravado dentro da área de 397,9172 hectares. Morador do Taquari desde o início do processo de ocupação, o frentista Edson Bispo da Purificação, de 45 anos, comemorou a autonomia que passa a ter sobre a sua casa. "Estou muito feliz em receber esse documento. Ele me dá a liberdade de fazer o que eu quiser com a minha casa, se eu quiser vender eu posso, mas o que eu mais quero mesmo é ter essa autonomia", disse.

 

O pedreiro Miguel da Silva Lima, 60 anos, há 14 à espera pela documentação da sua propriedade, destacou o processo histórico da conquista. "Esse é um momento marcante para nós que moramos aqui em Taquari. Há muitos anos foi feito um sorteio que definiu quem seriam os moradores. De lá, até chegarmos aqui foram muitos anos de luta", lembrou.

  

O presidente da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins, Aleandro Lacerda, apontou alguns benefícios que a regularização traz para população. "Hoje são entregues a documentação de 3.500 unidades familiares, o documento garante a regularização definitiva das propriedades. Também regularizamos os espaços públicos, como a praça. Com essa regularização o Governo do Estado e do Município vão poder trazer mais benefícios sociais para a população", ressaltou.

 

Cadastramento

 

No final de 2016, o Governo do Estado, por meio da TerraPalmas, realizou uma grande ação de recadastramento de todos os imóveis do Jardim Taquari. Essa foi uma etapa determinante para a regularização, logo após acordo judicial firmado entre o Ministério Público Estadual, Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas, com a participação da Defensoria Pública do Tocantins.

 

(Com informações do Governo do Tocantins)

Comentários (0)