Medalhista paralímpica compartilha experiência com estudantes especiais no TO

 Na Capital, Terezinha Guilhermina acompanhou os estudantes na prática de três modalidades esportivas das paralimpíadas

Terezinha demonstrou habilidades ao correr co
Descrição: Terezinha demonstrou habilidades ao correr co Crédito: Divulgação

Aconteceu na manhã deste sábado, 22, o Festival Dia do Atleta Paralímpico, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a presença da medalhista paralímpica, Terezinha Guilhermina, que já conquistou três ouros em Jogos Paralímpicos.

 

Mais de 100 estudantes das redes estadual e municipal com deficiência física, visual e intelectual, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas e Paraíso participaram do Festival. No evento foi disponibilizado vivência de três modalidades esportivas.

 

O Festival, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro) em 48 municípios de todo o País, foi promovido na Capital, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

 

A velocista brasileira, que tem deficiência visual, conversou com os alunos, professores e ainda fez uma demonstração na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ao correr ao lado do estudante João Pedro Bernardes, que também tem deficiência visual. “Foi emocionante correr com uma medalhista. Fiquei muito feliz de participar desse evento”, frisou o aluno.

 

Durante o Festival, as crianças e os jovens com idade entre 10 e 17 anos, acompanhadas de familiares e professores, experimentaram as modalidades esportivas paralímpicas de atletismo, bocha e tênis de mesa, vivenciadas de forma lúdica e inclusiva, utilizando equipamentos esportivos confeccionados com material reciclável, como raquetes, bolas de tênis, bocha e peso.

 

Esta é a primeira vez que o Comitê Paralímpico Brasileiro promove o Festival do Atleta Paralímpico no país. Cerca de dez mil pessoas foram envolvidas na ação deste sábado, que promoveu a experimentação do esporte adaptado a cerca de 7.200 crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos.

Comentários (0)