Médico estaria cobrando por cirurgias em hospital público; Sesau afastou profissional

Após denúncia, médico é conduzido à delegacia de Augustinópolis por suspeitas de cobrar por cirurgias de pacientes do Sus. Técnico de enfermagem também estaria envolvido; Sesau se manifesta

Médico é afastado após denúncias
Descrição: Médico é afastado após denúncias Crédito: Divulgaçao

Após uma investigação da Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE), o médico ortopedista Alfredo Flores Urbina foi conduzido coercitivamente até a Delegacia de Augustinópolis para prestar esclarecimentos. Conforme denúncias, o profissional estaria cobrando por cirurgias ortopédicas de pacientes no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA).

 

O médico Alfredo Flores Urbina prestou esclarecimentos na Delegacia de Augustinópolis nesta sexta-feira,  e o Promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida acompanha os depoimentos. As investigações tiveram início em 2016, quando um dos pacientes fez denúncia na Promotoria de Justiça.

 

De acordo com o Promotor de Justiça, durante as investigações foram juntadas declarações das vítimas e comprovantes de depósitos bancários em favor dos acusados. As investigações revelaram que o técnico em enfermagem era responsável pelas negociações.

 

O crime de concussão (art. 316 do Código Penal), é crime praticado por funcionário público, em que este exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela. O crime é punido com pena de reclusão, de dois a oito anos, e multahttps://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que foi determinado o afastamento dos investigados pelo período de 60 dias até que sejam concluídas as investigações. Conforme a Sesau, Cilvanildo Morais da Silva, também está sendo trazido do Maranhão para prestar esclarecimentos à Polícia Civil.

 

 

Confira a nota na íntegra:

 

Nota de Esclarecimento

O Governo do Estado esclarece que na tarde desta sexta-feira, 24, após denúncia da Secretaria de Estado da Saúde e investigação da Polícia Civil em parceria com o Ministério Público Estadual, equipes da Delegacia Regional de Augustinópolis, estiveram no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA) e levaram coercitivamente o médico ortopedista Alfredo Flores Urbina. O médico é investigado por cobrar pela realização de cirurgias ortopédicas de pacientes atendidos na unidade.

Um enfermeiro que também atua no Hospital de Augustinópolis, Cilvanildo Morais da Silva, também está sendo trazido do Maranhão para prestar esclarecimentos à Polícia Civil. Ambos foram indiciados pelo crime de Concussão. Segundo o Artigo 316 do Código Penal Brasileiro é o crime praticado por funcionário público, em que este exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela.

Como medida imediata, foi determinado o afastamento dos investigados pelo período de 60 dias até que sejam concluídas as investigações.

Palmas, 24 de março de 2017

(Com informações da Ascom MPE)

 

Comentários (0)