Ministério da Defesa visita Tocantins para verificar Programa Forças no Esporte

Programa é desenvolvido há dez anos pelo Ministério da Defesa, Forças Armadas e Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. 12 mil crianças são atendidas em todo o Brasil...

O 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) e a Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins (CFAT), Organizações Militares que desenvolvem de forma voluntária o Programa Forças no Esporte, receberam nesta semana representantes do Ministério da Defesa em Visita de Acompanhamento e Orientação, com o propósito de verificar “in loco” o andamento das ações do Programa, sob a coordenação geral daquele ministério.

Além dos aspectos pedagógicos norteados pelas Diretrizes do Programa Segundo Tempo, que são os principais elementos de observação dessa visita, a equipe visitante teve a oportunidade de conhecer dois talentos identificados em duas modalidades esportivas, um aluno da comunidade indígena Carajás, que na CFAT tem sido destaque na classe de navegação à vela Optmist e um aluno, no 22º BI, cuja habilidade no futebol, tem chamado a atenção dos monitores e do professor, que também é treinador.

O Programa Segundo Tempo, criado pelo Ministério do Esporte, tem essa vertente Forças no Esporte, conhecido como PROFESP, em desenvolvimento há dez anos pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e combate à Fome, atendendo aproximadamente 12.000 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, em 22 Estados da Federação.

No Tocantins, o Programa foi implantado pela Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins, no período de 2006 e 2007, sob o Comando do então Capitão-de-Fragata Vilmar José Fortuna. 

Atualmente, o Capitão-de-Fragata Carlos Alberto Coelho da Silva e o Coronel Roberto Adriano Dorneles, comandantes da Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins e do 22º Batalhão de Infantaria, respectivamente, mantêm o atendimento a duzentas crianças e adolescentes de comunidades carentes da cidade de Palmas. Essa iniciativa, conta ainda com o importante apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Palmas, bem como da iniciativa privada, tais como o SESI e a INVESTCO, que dessa forma ajudam a proporcionar melhoria da qualidade de vida ao público infanto-juvenil atendido.

O PROFESP tem como objetivo proporcionar atividades esportivas e físicas para a comunidade em geral, priorizando crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, o acesso à prática esportiva educacional orientada, criar o gosto pelo esporte, auxiliando no processo de educação, saúde, conhecimento pessoal e social, além de desenvolver habilidades motoras aliadas ao equilíbrio emocional, civismo, disciplina e ética.

Em razão do sucesso alcançado a nível nacional o Programa vem tendo forte apoio dos ministérios envolvidos, tendo sido de fundamental importância a participação dos Estados e Municípios em forma de parceria, normalmente representados por suas Secretarias de Educação.

Com o propósito de aprimorar o atendimento feito às crianças e jovens das comunidades atendidas pelo Programa em Palmas, a equipe do Ministério da Defesa, juntamente com representantes das Organizações Militares do Exército e da Marinha envolvidas no Programa, reuniu-se, no dia 27 de novembro, com o Secretário de Educação do Estado, que sensível aos resultados positivos que vem sendo observados, comprometeu-se a fortalecer a parceria da Secretaria de Educação.

 

Comentários (0)