Ministério da Saúde libera R$ 250 mil para o combate a doenças crônicas no TO

A Portaria foi publicada no dia 27 de dezembro de 2012, no Diário Oficial da União. O recurso será investido, a partir de março deste ano.

O Fundo Estadual de Saúde do Tocantins recebeu R$ 250 mil do MS - Ministério da Saúde para o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT - Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O recurso será investido, a partir de março deste ano, no fortalecimento e implementação das ações previstas para o combate a enfermidades como câncer, diabetes, infarto, acidente vascular cerebral e doenças respiratórias.

 

Em todo o Estado, cerca de 267 pessoas morreram por doenças crônicas em 2009. Segundo a técnica da Gerência de Doenças Crônicas da Sesau, Cleudemar Gonçalves, os profissionais de saúde dos municípios serão capacitados e também haverá a distribuição de material educativo. “Nosso objetivo é informar a população sobre a promoção da saúde e prevenção dessas doenças”, ressalta.

 

Hábitos como sedentarismo, alto consumo de álcool, tabagismo e alimentação pobre em nutrientes são os principais fatores de risco que levam ao desenvolvimento de doenças crônicas. “Muitas pessoas têm uma predisposição genética a essas doenças, mas elas podem ser evitadas ou ter seus sintomas amenizados se o paciente procurar cuidar melhor de sua saúde”, afirma Cleudemar. 

 

No Brasil, 255 pessoas para cada grupo de 100 mil habitantes foram vítimas de doenças crônicas em 2011. A meta do MS é reduzir para 196 casos até 2022.

Gabriela Glória / Secom

 

Comentários (0)