Ministério do Trabalho aponta crescimento do número de empregos com carteira assinada no Tocantins: aumento foi de 5,97%

O Tocantins registrou aumento de 5,97% no número de empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2012. De acordo com estatísticas do Cadastro de Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, nos seis primeiros meses

Estatísticas divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho apontam um saldo positivo de 8.139 novos postos de trabalho com carteira assinada no Tocantins, somente no primeiro semestre deste ano.

Os números mostram que nos primeiros seis meses de 2012 houve um crescimento de 5,97% na oferta de empregos com carteira assinada, o que coloca o Estado entre os que mais geraram empregos no Brasil.

Ainda de acordo com os dados do Caged, os setores da economia nacional que apresentaram o melhor desempenho na geração de empregos foram a agricultura, com 8,69%; construção civil, com 7,13%; serviços com 3,05% e o setor industrial com 1,64% das vagas.

Bom momento

A diretora de Qualificação Profissional do Sine, Sonia Maria da Luz e Silva, informou que o Tocantins vive um bom momento e os números são resultados do trabalho do Governo do Estado, através das 10 unidades do Sine que prioriza ações desde o cadastro do trabalhador até sua inserção no mercado.

Dentro das ações, estão a conscientização do trabalhador de que ele precisa se qualificar e do empregador de que o trabalhador precisa ter sua carteira assinada para que seus direitos sejam preservados e, com a experiência comprovada, ele possa permanecer no mercado de trabalho e ter uma renda que garanta sua cidadania.

Para a inserção no mercado, o Governo tem despertado os candidatos a se qualificar. “Para isso buscamos parceria com o sistema S e temos uma equipe de instrutores para que o trabalhador sempre tenha a oportunidade de treinamento e possa garantir a vaga de emprego”, destacou Sônia.

Novas empresas

A chegada de novas empresas é considerada pela diretora como um dos grandes fatores do crescimento da empregabilidade no Estado. “A chegada das empresas e qualificação do trabalhador andam juntas, mas sempre que sabemos que uma empresa chegou ou que pretende se instalar no Tocantins procuramos saber qual o perfil de trabalhador ela precisa para que a população tocantinense consiga o maior número de vaga possível”, afirmou, acrescentando que toda logística do Governo é voltada para que as empresas tenham acesso aos melhores profissionais.(Com informações da Secom e do Caged)

Comentários (0)