Ministro da Saúde cumpre agenda em Palmas nesta 6ª e fará visita ao HGP

De acordo com o governo, a prioridade é a entrega do bloco de internação, o que vai possibilitar a retirada do anexo provisório e o acolhimento dos pacientes em um local com melhor acomodação

Ministro Ricardo Barros chega a Palmas nesta sexta
Descrição: Ministro Ricardo Barros chega a Palmas nesta sexta Crédito: Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, chega a Palmas na tarde desta sexta-feira, 13, para cumprir uma agenda de visitas a órgãos públicos do Estado. Na ocasião, ele será acompanhado pelo secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir, e será recebido pelo governador Marcelo Miranda no gabinete do Palácio Araguaia.

 

Conforme informações apuradas pelo T1 Notícias, o ministro deverá visitar o Hospital Geral de Palmas (HGP) às 14h40. Em seguida, às 16h, está programada a inauguração do Serviço de Verificação de Óbitos. Às 17h, ministro e secretário seguem para a inauguração do Centro de Saúde da Comunidade da quadra 409 Norte e às 18h a agenda será finalizada com uma reunião entre prefeitos e gestores no Palácio Araguaia onde fará uma palestra com o tema: Reflexão sobre as ações da saúde.
 

Estrutura do HGP

O ministro vai conhecer a estrutura do maior hospital público do Tocantins, que passa por ampliação. A obra no HGP já tem 54% do projeto executados e, de acordo com o governo, a prioridade é a entrega do bloco de internação, o que vai possibilitar a retirada do anexo provisório e o acolhimento dos pacientes em um local com melhor acomodação. A obra, que deve ser entregue ainda neste semestre, está orçada em mais de R$ 84 milhões e vai oferecer mais 200 leitos de internação.

 

No Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), prédio anexo ao Instituto Médico Legal (IML), o ministro vai conhecer a nova sede que passou por ampliação, adequação e reforma. “O SVO funcionava dentro de uma sala em que vários profissionais realizavam atendimento no mesmo espaço. Agora temos uma recepção maior para acolher as famílias com mais humanização, banheiros para usuários, banheiro adaptado para portador de necessidades especiais, sala para os médicos patologistas, outra sala específica para o atendimento familiar da equipe de serviço social e psicologia, repouso dos técnicos em necropsia e espaços específicos”, explica Luzia Rodrigues Nogueira, gerente do SVO. A obra custou R$ 879.749,17 e foi subsidiada com recursos de custeio para reforma e ampliação oriundos do Ministério da Saúde. 

 

Vigilância do Óbito

O SVO é um serviço especializado na investigação de causas de óbitos naturais mal definidos por meio de exames médicos necroscópicos. Diferente dos Institutos Médicos Legais (IML), que investigam óbitos por causas externas mediante requisição de autoridade policial, o SVO esclarece óbitos por causas naturais mal definidas somente mediante requisição médica, após consentimento de familiares de primeiro grau.

 

As ações desenvolvidas pelo SVO no Tocantins contribuem para a qualificação dos serviços de saúde, através da vigilância epidemiológica sobre a qualidade da assistência médica na rede de saúde e sobre as informações de mortalidade.  Atualmente as sedes do SVO,  em Araguaína e Palmas, realizam em média, de 250 a 300 necropsias por ano.

 

(Atualizada às 15h26, com informações da Ascom Sesau)

Comentários (0)