Ministro do Desenvolvimento Social vem a Palmas nesta 5ª abrir congresso sobre drogas

O governador Marcelo Miranda e o ministro Osmar Terra irão abrir o Congresso Estadual de Políticas sobre Drogas nesta quinta, 23, às 9h, no no auditório do TJ

Miranda e Osmar Terra abrem oficialmente evento em Palmas
Descrição: Miranda e Osmar Terra abrem oficialmente evento em Palmas Crédito: Divulgação

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, estará em Palmas para abrir oficialmente o Congresso Estadual de Políticas sobre Drogas na Contemporaneidade, ao lado do governador do Estado, Marcelo Miranda. O evento acontece nesta quinta-feira, 23, às 9 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

 

Durante o evento, que terá como tema Desafios do Cuidado em Abuso do Álcool e outras Drogas, o ministro Osmar Terra falará sobre "A importância da Intersetorialidade na Política sobre Drogas".

 

Política sobre drogas do TO

 

Durante a abertura do evento será apresentado ao governador Marcelo Miranda o resultado da pesquisa domiciliar e institucional sobre o uso de álcool e outras drogas no estado do Tocantins. A pesquisa, financiada pela Seciju e coordenada e executada pela Unitins, traça um perfil socioeconômico do usuário e apresenta políticas públicas de atenção, respondendo a um dos eixos da Política Nacional sobre Drogas, que se baseia na importância da produção e difusão do conhecimento. O congresso segue até sexta-feira, 24, no auditório da Esmat, com o apoio técnico-científico do Centro Regional de Referência sobre Drogas – CRR/UFT/Centro-sul e Unitins.

 

Avanços

 

A pesquisa é mais um passo para novas políticas públicas. Vale lembrar que neste ano de 2017, as políticas sobre drogas do Tocantins deram um avanço nunca visto antes. No mês de junho, foi inaugurado o Núcleo de Atenção à Pessoa com Dependência Química (Núcleo Acolher – Um Recomeço). O Núcleo oferece recuperação aos dependentes químicos, por meio de atendimentos e orientações especializadas, bem como inclusão nos grupos de ajuda mútua e articulação dos serviços públicos, a fim de possibilitar a reinserção social.

 

O espaço conta com uma equipe de atendimento multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, enfermeiro e psiquiatra que atenderá aos dependentes e às suas famílias com as devidas orientações.

 

Comunidades Terapêuticas

 

A Seciju também desenvolve outra importante ação, por meio da Gerência de Prevenção sobre Drogas, a fim de amparar as pessoas com maior vulnerabilidade social em decorrência do uso indevido de drogas nas comunidades terapêuticas. No momento, são ofertadas 40 vagas gradualmente em cinco instituições parceiras. Oito dessas vagas são destinadas a cada comunidade terapêutica, que ofertará terapia psicológica e espiritual a fim de recuperar o dependente químico e relembrá-lo da chance que ele tem de transformar a si e a sua própria vida.

 

Semana sobre Drogas

 

 O Congresso faz parte da programação da 15ª Semana Estadual Sobre Drogas do Tocantins e contará com autoridades e especialistas de todo o Brasil para discutir políticas sobre drogas. Um dos destaques da Semana é o lançamento do Projeto Prevenir, também da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça. 

 

Prevenir 

Pelo referido projeto, serão realizadas apresentações teatrais e circenses pela Companhia “Os Kaco de Circo e Teatro” em mais de 40 municípios do Tocantins com o intuito de esclarecer e conscientizar, de forma lúdica, a comunidade escolar e local, perpetuando a prevenção, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins no cumprimento das diretrizes da Política Nacional sobre Drogas.

Comentários (0)