Miranda destaca integração de estados para solucionar problemas na saúde do país

Compra compartilhada de medicamentos garante até 28% de economia; unidos, estados buscam soluções para os problemas regionais de saúde

Governador Marcelo Miranda
Descrição: Governador Marcelo Miranda Crédito: T1 Notícias

O governador Marcelo Miranda abriu nesta terça-feira, 29, em Palmas, o 3º Encontro de Secretários de Estado de Saúde da Amazônia Legal (CONASS). O evento tem como pauta a discussão sobre o projeto de consórcio para compra de medicamentos envolvendo os nove estados que compõem a região; os Fundos Estaduais de Saúde; além de apresentações de experiências de sucesso em políticas de saúde promovidas pelos estados.

 

Em coletiva à imprensa, Miranda comemorou a oportunidade e destacou a importância da integração dos estados para solucionar os problemas na saúde do país. “Nós estamos trazendo temas para a nossa responsabilidade que consequentemente desabam nas nossas ações na área da saúde. Há um debate e uma convergência de ideias. A nossa maior agenda hoje é a saúde, estamos recuperando a humanização. Estamos unidos para discutir políticas de saúde. O consórcio, por exemplo, representa uma economia de 12% a 28% para a saúde”.

 

Desafios

Além da compra consorciada de remédios, o governador comentou sobre a meta de diminuir a judicialização da saúde. “Temos todo o respeito pela Justiça e sabemos que eles estão fazendo o trabalho deles, mas não queremos mais essa quantidade de judicializações. Não é no mesmo dia que temos o medicamento necessário e aí acabamos sendo notificados. Por isso também a importância dessa união para viabilizar um prazo menor de entrega”, ilustrou o gestor, apontando uma das vantagens de comprar junto com outros estados.

 

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Michele Caputo Neto, comentou a união entre os estados da Amazônia Legal. “Estamos reunindo secretários da Amazônia Legal para discutir pautas específicas que essa região tem, que precisa de um olhar diferenciado dos governos e também para trocar experiências exitosas. O SUS não tem só problemas. O meu objetivo enquanto presidente do CONASS é fortalecer essas questões regionais discutir mais recursos, mas também a boa gestão, a eficiência, usar o que tem e fazer diferente”.

 

Michele Neto ressaltou o consórcio como alternativa para solucionar problemas. “O consórcio é uma alternativa para desatar nós, principalmente na área de especialidades e na compra de alguns insumos importantes como medicamentos. Também vamos discutir a questão do repasse fundo a fundo onde temos experiências bastante consolidadas, que agilizou muito o repasse de recursos para municípios na relação com os estados”.

Comentários (0)