Miranda recebe representante do Banco Mundial e assina termos de pactuação

Na ocasião, Marcelo Miranda destacou que o Governo tem como meta avançar ainda mais na execução das obras previstas com o Banco

Governador recebe Satoshi Ogita
Descrição: Governador recebe Satoshi Ogita Crédito: Foto: Frederick Borges

O governador Marcelo Miranda recebeu na manhã desta terça-feira, 23, o gerente de projetos do Banco Mundial (Bird), Satoshi Ogita, que elogiou o andamento do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS) no Tocantins. De acordo com Satoshi Ogita, 60% das ações previstas já foram executadas. 

 

Na ocasião, Marcelo Miranda destacou que o Governo tem como meta avançar ainda mais na execução das obras. “Queremos avançar ainda mais, nossa meta é entregar mais obras esse ano e garantir que os benefícios continuem chegando às comunidades de todo o Estado”, destacou. 

 

Satoshi Ogita também comentou o desempenho da equipe do governo. “Temos até o dia 31 de março de 2019 para executar o restante das ações previstas no Projeto e as atividades estão andando de forma satisfatória. A equipe do governador, que está envolvida com as ações do PDRIS, é muito competente”, apontou. 

 

A subsecretaria de Planejamento e Orçamento, Regina Martins, destacou que as lideranças do interior do Estado já têm dado um retorno positivo das obras que estão sendo executadas. “Estamos recebendo muitos elogios dos prefeitos, pela qualidade das obras que estão sendo executadas”, disse.

 

Abrangência

O PDRIS é abrangente, com ações em várias pastas do Governo, sendo coexecutores, por parte do Estado, do PDRIS, a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan); a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto); a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

 

Benefícios

O Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável contempla melhoria em 5.500 km de Estradas Vicinais em 27 municípios da Região Noroeste, 20 do Centro Oeste, e 25 da Sudoeste, num total de 72 municípios e 5 terras indígenas a serem beneficiados com a construção de pontes pré-moldadas de concreto, bueiros celulares e tubulares. Também engloba a reabilitação e manutenção de 1.500 km de rodovias pavimentadas, com possibilidade de ampliação.

 

Pactuações

Na ocasião, o governador assinou três termos de compromisso com a pactuação dos resultados previstos no Mapa Estratégico Institucional e no Plano Plurianual (PPA). Os documentos foram assinados com a Polícia Militar do Estado do Tocantins, com  a Secretaria de Estado da Habitação e Desenvolvimento Urbano, e com a Secretaria de Estado da Saúde.

 

Na área da segurança, o documento prevê a redução do índice de criminalidade, englobando a taxa de crimes de furtos e roubos no Estado do Tocantins; na área da habitação prevê a entrega de unidades habitacionais, incluindo unidades com execução contratada pela Secretaria, executadas em parceria com entidades públicas, privadas ou do terceiro setor; e na saúde prevê melhorar o desempenho, resolutividade e qualidade das unidades hospitalares do Estado e o percentual de execução da obra do setor. 

Comentários (0)