Missa de 7º dia em homenagem a Ruy Rodrigues será realizada nesta 4ª, em Palmas

Professor Ruy faleceu, aos 88 anos, na madrugada da última quinta-feira, 27, em Goiânia (GO), onde estava internado, no Hospital do Coração, com quadro grave de pneumonia

Professor Ruy faleceu aos 88 anos
Descrição: Professor Ruy faleceu aos 88 anos Crédito: Vivianni Asevedo

A missa de 7º Dia em homenagem ao professor Ruy Rodrigues, ex-reitor da Unitins e ex-secretário da Educação do Estado do Tocantins, organizada por familiares e amigos, será realizada nesta quarta-feira, 2 de novembro às 17h, na Casa de Maria, em Palmas. Professor Ruy faleceu, aos 88 anos, na madrugada da última quinta-feira, 27, em Goiânia (GO), onde estava internado, no Hospital do Coração, com quadro grave de pneumonia.

 

Teólogo, filósofo, sociólogo, escritor, professor e intelectual, Professor Ruy dedicou sua vida à educação, à cultura e aos temas ligados à humanidade, tanto no Brasil quanto na Europa, e em países da África e na Ásia Oriental, nos 20 anos de exílio político que foi obrigado a cumprir no período da ditadura militar.

 

Em 1991, a convite do governador Moisés Avelino, assumiu a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, onde permaneceu até o final do mandato, em 1994. Sua gestão foi marcada pela interiorização das ações culturais com ênfase na implantação de representações regionais de cultura nas 16 Delegacias de Ensino do Tocantins.

 

Também no Tocantins, a convite do governador José Wilson Siqueira Campos, foi reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), no período de 1998 a 1999. Sua gestão foi marcada pela descentralização do ensino superior, com a implantação de campus no interior do Estado.

 

Em junho de 2008 Ruy Rodrigues recebeu da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição que ele ajudou a criar, o título de “Doutor Honoris Causa”, atribuído a personalidades que se distinguiram pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

 

Professor da Universidade Federal de Goiás foi também secretário de Estado de Educação no governo Mauro Borges, de 1961 a 1964, e presidente da Fundação de Formação de Servidores Públicos Estaduais de Goiás no governo de Henrique Santilho, em meados da década de 80 e início dos anos 90. Foi um dos fundadores da Casa do Estudante Norte Goiano (Cenog), com sede em Goiânia e filiais em Pedro Afonso, Dianópolis, Miracema, Porto Nacional e Rio de Janeiro, e da Comissão de Estudo dos Problemas do Norte Goiano (Conorte), espaços de debates estratégicos pela criação do Estado do Tocantins. 

Comentários (0)