Moradores de Ponte Alta recebem ações de saúde durante o Rally dos Sertões

Ações fazem parte da programação do Rally Internacional dos Sertões. Centenas de pessoas estão recebendo procedimentos nas áreas de ginecologia, oftalmologia, odontologia, entre outros

Moradores recebem orientações de saúde
Descrição: Moradores recebem orientações de saúde Crédito: Foto: Marcio Vieira

Os moradores de Ponte Alta do Tocantins foram beneficiados com ações realizadas por uma equipe técnica formada por servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta sexta-feira, 9, em Ponte Alta do Tocantins. A ação educativa e de apoio ao Projeto SSA Brasil, integra a ação social realizada pelo Rally Internacional dos Sertões no decorrer da competição.

 

Desde o início da manhã, centenas de pessoas estão sendo atendidas pelos voluntários do projeto, realizando procedimentos nas áreas de ginecologia, oftalmologia, odontologia exames para identificar riscos de câncer de pele e HPV, entre outros. 

 

Na ação educativa realizada pela equipe da Saúde do Tocantins, foram ofertadas à comunidade orientações e material informativo referente a temas como saúde do homem, doenças sexualmente transmissíveis e amamentação. Nas rodas de conversas, puderam esclarecer dúvidas dos moradores relacionados aos temas.

 

Lucineide Pires Alves, de 27 anos, está grávida de 8 meses de seu terceiro filho. Mesmo com a experiência de amamentação dos dois primeiros, ela se disse surpresa com a quantidade de informações que obteve. "Eu vi que sempre tem alguma coisa que a gente não sabe. É muito bom aprender mais", afirmou. Ela ainda apontou que trouxe os dois filhos para a ação, com o propósito de receber orientações também relacionadas à saúde bucal das crianças. 

 

Além dos moradores de Ponte Alta, a equipe técnica pode fazer um contato direto com agentes que atuam no município, em diferentes setores, repassando material informativo para ser trabalhado em escola municipal, na unidade de saúde local, bem como no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

 

"Fomos muito bem recebidos pela comunidade. É visível o interesse que têm em se informar e buscar melhorar a qualidade de vida. Muita gente veio até nós, solicitando material informativo, especialmente os homens. Foi interessante perceber que este público também está em busca de melhorar sua saúde", apontou Luana Vieira Rodrigues Mascarenhas, técnica da Diretoria de Atenção Especializada da Secretaria da Saúde. Também participaram da ação técnicos da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária.

 

Competição

Depois de pernoitar na cidade de Mateiros, os competidores da 24 edição dos Rally dos Sertões percorrem nesta sexta um total de 540 km, iniciando a chegada a Ponte Alta do Tocantins no início desta tarde. Aqui, pernoitam e seguem, pela manhã, para Palmas, onde a prova se encerra neste sábado, 10. A chegada dos competidores à Praia da Graciosa, local de encerramento, está prevista para o início da tarde, por volta de 13 horas. 

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)