MPE pede que a Justiça anule registros de imóveis rurais inexistentes, em Riachinho

De acordo com investigação do MPE, área total registrada por cartório, que sequer existia, equivale a metade da extensão territorial do Município

MPE aponta fraude em registro de 5 imóveis rurais de Riachinho
Descrição: MPE aponta fraude em registro de 5 imóveis rurais de Riachinho Crédito: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou uma ação contra o Cartório de Registro Público Imobiliário de Riachinho, por supostas fraudes no registro de cerca de 27.300 hectares. De acordo com o MPE, a área total, que sequer existia, equivale a metade da extensão territorial do Município. A Ação Civil Pública (ACP) foi protocolada na última segunda-feira, 06, com pedido de liminar, requerendo a suspensão imediata dos efeitos dos documentos.

 

A ACP foi proposta em desfavor do Cartório de Registro de Imóveis e de cinco proprietários de imóveis rurais. Segundo a Ação, o Oficial de Registro Civil Flávio Ferreira Lima Marchevsky, afastado por força de decisão judicial, expediu, entre os anos de 2009 e 2015, certidões de inteiro teor de imóveis rurais inexistentes, sem que houvesse sequer escrituras públicas de compra e venda.

 

De acordo com o Promotor de Justiça Celsimar Custódio Silva, titular da Promotoria de Justiça de Ananás, o oficial utilizava-se de selos e de emolumentos para “esquentar” as certidões. “A partir daí, criava direitos à pessoa beneficiária de fraude, ou seja, aquele que figurava como adquirente do imóvel”, explicou. De posse desse documento, os supostos proprietários poderiam até contrair empréstimos bancários em instituições financeiras, complementou o Promotor de Justiça. 

 

No mérito da Ação Civil Pública, o MPE requisita que seja declarada a nulidade absoluta das certidões, condenando os requeridos ao pagamento de ônus de sucumbência no valor de R$ 390 mil. 

 

Suspostos imóveis

Matrícula nº 77 – Fazenda Olho D'Água  / Proprietário: Elaine Cristina Aparecida de Souza
Matrícula nº 33 – Fazenda Cedrarana / Proprietário: Helder Rodrigues Nogueira Porto
Matrícula nº 384 – Fazenda Belo Horizonte / Proprietário: Waterloo Pereira de Aguiar.
Matrícula nº 419 – Fazenda Santa Clara / Proprietário: Leonardo Costa Machado.
Matrícula nº 421 – Fazenda Primavera /  Proprietário: Paulo Cezar Machado.
Matrícula nº 433 – Fazenda Porteira I / Proprietário: Paulo Cezar Machado.

 

(Com informações da Ascom MPE)

Comentários (0)