MPE recomenda à Prefeitura de Arraias ações incentivo a leitura e combate ao bullying

Medida visa sanar algumas irregularidades no que tange à educação infantil

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Arraias, expediu nesta quinta-feira, 13, recomendação para que o Município de Arraias tome medidas a fim de sanar algumas irregularidades no que tange à educação infantil. Entre as medidas estão a aquisição de livros infantis, desenvolvimento de programas de incentivo à leitura e combate ao bullying.

 

Os apontamentos foram feitos com base em informações constantes no inquérito civil público que teve por finalidade apurar eventual violação às regras e princípios constitucionais e à legislação destinada a assegurar o direito prioritário à educação infantil. O Promotor de Justiça João Neumann Marinho justifica a importância desse nível de ensino, primeira etapa da educação básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

 

Nesse entendimento, o documento orienta o Prefeito, Antônio Wagner Barbosa Gentil, e a Secretária Municipal de Educação, Ana Paula Gomes Soares Sacha, quanto à implementação do acesso ao direito social à educação infantil e às políticas públicas para a primeira infância. Na recomendação, destacam-se a adoção de providências para aquisição de livros infantis e livros-brinquedos a todas as unidades escolares da rede pública, implementação de programas de incentivo à participação das famílias em redes de proteção e cuidado da criança, desenvolvimento de atividades de combate intensivo ao bullying, a adoção de programas de incentivo à leitura, entre outras medidas. 

Comentários (0)