MPE vai à Justiça para obrigar Estado cumprir escalas na obstetrícia do HRPG

No documento, protocolado na última sexta-feira,15, o promotor de Justiça destaca que o HRPG atende toda a macrorregião Sul do Estado e que a ausência de médicos prejudica a prestação do serviço

MPE quer cumprimento das escalas de plantão
Descrição: MPE quer cumprimento das escalas de plantão Crédito: Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE) solicitou na justiça, a concessão de liminar que obrigue o governo do Estado a garantir o cumprimento imediato das escalas de plantão (24 h) do setor de obstetrícia do Hospital Regional Público de Gurupi (HRPG).

 

No documento, protocolado na última sexta-feira,15, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes  destaca que o HRPG atende toda a macrorregião Sul do Estado (19 municípios), mas que a ausência de médicos e a constante falta de insumos e medicamentos vêm prejudicando a prestação do serviço. Lima ressalta que a situação deve se agravar, já que é previsto para o mês de agosto o afastamento de quatro profissionais: duas que entram em licença maternidade por seis meses, um que pediu exoneração e outro que irá se afastar para concorrer às eleições municipais, segundo informações repassadas ao MPE pela coordenação do Setor de Obstetrícia do hospital.

 

O promotor de Justiça frisou que os problemas no HRPG são antigos e vêm se acumulando, sem resolução. Também informou que outras duas ações já foram protocoladas anteriormente pela 6ª Promotoria de Gurupi, requerendo aquisição de insumos, medicamentos e aparelhos,  preenchimento de todo o quadro de funcionários, aquisição de ambulância e melhoria geral das instalações do HRPG, além da garantia de atendimento ininterrupto no Pronto Socorro da unidade hospitalar.

Segundo o MPE a Ação Civil Pública ajuizada no último dia 15 pede que, caso o Estado seja condenado e não cumpra a sentença, fique obrigado a pagar multa diária no valor de R$10 mil.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

 Sesau responde

Em nota enviada ao T1 Notícias, no início da noite, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que desde o ano passado está com processo de contratação aberto para médicos, priorizando a área obstetra do Hospital Regional de Gurupi (HRG), admitindo que somente no mês de julho três obstetras deixaram o serviço por motivos pessoais.

Ao mesmo tempo, na nota a Sesau, garante que nenhum paciente que buscar o serviço na unidade hospitalar de Gurupi ficará sem atendimento já que o HRG conta com unidades de referência para oferecer suporte, o Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, e o Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas.  

Por fim, a Secretaria divulga o e-mail para os interessados enviarem currículos. 

 

Confira a nota na íntegra

Desde o ano passado a Secretaria de Estado da Saúde está com chamamento aberto para contratação de profissionais médicos que tenham interesse em atuar nos hospitais públicos do Estado, com prioridade para obstetras para o Hospital Regional de Gurupi (HRG).

 

A Secretaria esclarece ainda que somente nesse mês de julho a unidade deixou de contar com três obstetras que deixaram o serviço por motivo pessoal, duas licenças maternidades, um para concorrer a cargo eletivo e um que pediu exoneração.

 

A Saúde informa que em contato com a Prefeitura de Gurupi esta vai oferecer apoio por meio de cessão temporária de profissionais. A direção do HRG também fará escala de sobreaviso dos obstetras lotados na unidade para evitar a desassistência.

 

A Secretaria ressalta que nenhuma paciente que busque pelo serviço na unidade vai deixar de ser atendida, já que o HRG conta com unidades de referência para oferecer suporte, o Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, e o Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas.

 

A Saúde reforça que está contratando médicos e os interessados devem enviar currículo para o email daetocantins@gmail.com.br, procurar o Recursos Humanos da Secretaria de Saúde ou, ainda, entrar contato pelo telefone 3218-3287.

 

(Com informações da Ascom/MPE) 

 

Atualizada às 19h05

 

 

 

Comentários (0)