Municípios que compõem o Jalapão se organizam em consórcio para desenvolver a região

Um dos objetivos do Consórcio é conseguir melhorar as estradas de acesso ao Jalapão, não somente pensando no turismo mas também na melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram na região.

Crédito: Reprodução

Os prefeitos de oito municípios que compõem o Parque Estadual do Jalapão, estão se organizando em um consórcio para cobrar medidas de desenvolvimento para a região. Os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, concentram hoje os principais pontos turísticos da região e que em 2018 receberam mais de 32 mil turistas, segundo dados do Naturatins.

 

O prefeito de São Félix, Marley Ribeiro, foi definido como o presidente do consórcio e disse que o principal objetivo do grupo, a princípio, é melhorar o acesso as cidades para melhorar não só o turismo como a vida dos munícipes. “Se fala que se asfaltar as estradas do Jalapão prejudicaria os atrativos, o meio ambiente. Mas nós precisamos pensar na qualidade de vida também dos munícipes, imagina uma mulher grávida tendo que passar 3 horas em uma estrada para poder dar a luz?” disse.

 

O prefeito citou Caldas Novas (GO) e Bonito (MS) como exemplo de cidades turísticas que são pavimentadas e mantêm a preservação dos lugares.

 

Ainda segundo Marley, em até 90 dias o consórcio estará formalmente consolidado. “Um município sozinho tem um peso perante o governo, agora um consórcio com oito municípios tem um peso maior; nós sabemos que nosso contingente eleitoral é pequeno, e isso infelizmente pesa nesse tipo de situação, por isso a união nesse caso, faz a força” completou.

 

Investe Turismo

 

Em junho, o Ministério do Turismo em parceira com o Sebrae, lançaram no Estado o programa Investe Turismo que destinará R$200 milhões para o desenvolvimento do seguimento em mais de 30 localidades do país. No Estado, as rotas turísticas contempladas compreendem Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix.

 

As ações do programa estão organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; além da atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

 

Para este ano, o Sebrae já prepara eventos que ajudaram os empresários da região a se desenvolverem. Além das consultorias que já fazem parte do trabalho do Sebrae, ainda serão realizadas oficinas e palestras como foco no marketing digital e desenvolvimento do turismo. 

 

Além disso, serão realizadas jornadas de negócios com o intuito de fortalecer e criar redes entre os empreendedores dos territórios de modo que eles consigam integarir nas mais diversas cadeias. Ou seja, incluir no plano de desenvolvimento os artesãos e agentes da economia criativa. As atividades estão previstas para iniciarem ainda em 2019 indo até 2020. 

Comentários (0)