Musafir diz que atraso do Hospital em Gurupi extrapola competência da Sesau

Em resposta à Kátia Abreu, responsável pelas emendas parlamentares e liberação dos recursos destinados à construção do hospital, Musafir disse que responsabilidade extrapola competência da Sesau

Marcos Musafir, secretário de Saúde
Descrição: Marcos Musafir, secretário de Saúde Crédito: T1 Notícias

O secretário de Saúde, Marcos Musafir disse em entrevista ao T1 Notícias no final da tarde de hoje que o governo quer, a população precisa e que o Estado agradece a alocação dos recursos por parte da Senadora Kátia Abreu para o Hospital de Gurupi, mas que os entraves que vem dificultando o avanço da obra extrapolam a competência da secretaria de Saúde.

 

“Estamos trabalhando muito pela Saúde do Estado. É uma injustiça dizer que não se trabalha, ou que não há gestão. Existem problemas, que estamos enfrentando. Obra, por exemplo, não é competência da Sesau.  Apesar de ser um hospital a responsabilidade de tocar a obra não é nossa. Pelo que eu sei, o problema dessa obra é antigo”, explica.

 

Segundo o secretário, o problema vem desde 2013. A obra já estava atrasada quando o governo atual assumiu, e houve uma demanda da empresa por reajuste de preços. “Houve então um posicionamento da Procuradoria Geral do Estado sobre o pleito da empresa, negando a solicitação deles, o que é um problema”, explica.

 

“Queremos o hospital, precisamos do hospital, agradecemos a senadora a alocação dos recursos, mas nem tudo depende de nós”, sustenta Musafir, para complementar: “além da obra em si, precisamos equipar o hospital, precisamos fazer o Centro Cirúrgico, a UTI. Tudo isso vamos precisar de recursos. Nossa expectativa é essa emenda de bancada que foi aloucada agora, em 2017, de R$ 100 milhões. Mas não sabemos quando o dinheiro realmente será liberado”, explica.

 

Com esses recursos, segundo o secretário Marcos Musafir serão custeados vários itens em todo o Estado. “Vamos equipar a UTI de Augustinópolis, equipar a área de ampliação do HGP, melhorar os serviços em Araguaína, investir no acolhimento em todo o Estado”, adiantou.

 

Segundo Musafir, Marcelo Miranda reafirmou em reunião com os secretários que Saúde deve ser a prioridade do governo. “Terei uma reunião na quarta-feira com o secretário de Fazenda também para sensibilizá-lo, por que a gente quer é colocar essas obras pra frente”, antecipou. 

 

O secretário informou que enquanto o Hospital de Gurupi não fica pronto, a Sesau fará uma reforma na Emergência do HGU, que está em funcionamento, para adequar melhor o atendimento.

 

A secretaria de Infra Estrutura do governo do Estado também se manifestou a respeito das críticas pela demora na execução da obra do Hospital de Gurupi.

 

Nota à Imprensa

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf), informa que as obras do Hospital Regional de Gurupi foram paralisadas em agosto de 2016 com o objetivo de realizar uma reprogramação junto a Caixa Econômica Federal. Essa reprogramação foi necessária porque, na gestão passada, o projeto foi licitado sem a previsão de instalação de central de gazes medicinais, estação de tratamento de esgoto, rede de alta tensão, subestação de geração de energia e de transformadores, rampas de acesso e sistemas de proteção de descargas atmosféricas (SPDA) conhecido popularmente de para-raios.

A falta desses sistemas inviabilizam o funcionamento da unidade hospitalar. O projeto teve que ser revisto e o governo aguarda a conclusão dos trâmites junto a instituição de crédito para dar reinício às obras.

Comentários (0)