Musafir é ouvido em audiência na AL e reforça dificuldades do Estado na Saúde

Musafir ressaltou escassez de recursos para investir na saúde e disse que 91,57% dos recursos próprios foram para folha de pagamento no 1º quadrimestre. Deputados questionaram problemas nos hospitais

Musafir é ouvido por deputados
Descrição: Musafir é ouvido por deputados Crédito: Foto: Valdo França

Em resposta, Musafir informou que o montante gasto com plantões extras, por exemplo, já caiu cerca de 50% e que o Estado é obrigado a adotar essa prática tendo em vista a falta de médicos, principalmente de especialistas. “Sobre a falta de alguns medicamentos temos feito tudo o que está ao nosso alcance para manter as unidades hospitalares abastecidas, mas infelizmente temos fatores externos que, às vezes, atrapalham, como a dificuldade das empresas entregarem. Hoje trabalhamos com 75% dos medicamentos no estoque para atender ao paciente e queremos superar essa meta”, disse o secretário.

 

O deputado Valdemar Júnior destacou as soluções que já foram dadas para demandas da Saúde, a exemplo da falta de médicos que havia na cidade de Dianópolis. “Tenho visto que essa gestão tem feito tudo para oferecer o melhor, foi assim com a falta de médicos no Hospital de Dianópolis onde estivemos por duas vezes participando de audiências públicas e debatendo diretamente com órgãos de controle e a população sobre as soluções, e juntos conseguimos. Hoje você pode perguntar a quem quer que seja que todos estão tranquilos e tendo atendimento garantido naquele município”, disse.

 

O deputado Paulo Mourão reforçou que o desafio da Saúde é hoje um dos mais difíceis de serem vencidos e que ainda há muitos problemas no Tocantins. “Mas acho que com a equipe que a Saúde tem esses problemas serão vencidos. Acho também que o governo deve apresentar uma proposta para melhorar, inclusive precisamos fazer alterações em portarias que já cumpriram seu papel, e que tem necessidade de modernização, precisamos definir estratégias. Tenho certeza que vamos ter um processo de melhoria na saúde e só pedimos que isso seja feito o mais breve possível”, disse o deputado.

 

A deputada Valderez Castelo Branco destacou o empenho da equipe da Secretaria de Saúde. “Acompanhamos de perto o trabalho que vem sendo realizado, temos dados que apontam que houve economicidade por parte da secretaria e temos que reforçar que a Saúde é tripartite e que os demais entes também tem que contribuir, não podemos cobrar só do Estado”, reforçou.

 

Respostas

Respondendo a questionamentos de outros parlamentares, o secretário Musafir informou que parte da reforma do Hospital de Augustinópolis foi entregue e que estão sendo buscados mais recursos para investimento na finalização da obra da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. "Criamos uma comissão de atenção aos fornecedores que atua de forma transparente, temos ganhado a credibilidade e garantido a entrega de mais medicamentos e insumos. Sobre a radioterapia estamos com todos os documentos, com a autorização da para que possam inicia a reforma na sala que vai abrigar o novo equipamento e já estamos adquirindo os equipamentos para a implantação da UTI pediátrica de Araguaína”, disse. 

 

O secretário ainda destacou a retomada das obras do Hospital Geral de Palmas (HGP), criação de Câmaras Técnicas e Colegiado Gestor, Comissão de Atenção a Fornecedores, atuação do Gabinete Itinerante, que percorre os hospitais, e do Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde, capacitações contínuas, inventário, redistribuição e controle de materiais e medicamentos, e a implantação de Núcleos de Regulação para organizar a transferência de pacientes do interior.

 

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)