Musme orienta servidores do interior sobre greve que está prevista para agosto

O Musme iniciou visitas no interior do Estado para mobilizar a categoria para a greve prevista para o próximo dia 9 de agosto. Sisepe realiza assembleia para ratificar greve no dia 5 de agosto

Cleiton Pinheiro, presidente do Sisepe
Descrição: Cleiton Pinheiro, presidente do Sisepe Crédito: Ascom

Os sindicatos e associações que integram o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme-TO) iniciaram  desde o último dia 6, visitas ao municípios tocantinenses para mobilização e conscientização dos servidores para a greve geral no Estado prevista para começar no próximo dia 9 de agosto. A greve será deflagrada caso o Estado não chame as categorias para negociar o pagamento da data-base de 2015 e 2016. 

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro, informou ao T1 Notícias nesta segunda-feira, 11, o Movimento agora está fazendo ações diretas com o servidor e depende do Governo do Estado fazer as negociações. O Sisepe realiza no próximo dia 5 de agosto assembleia com os servidores filiados ao Sindicato para ratificar a greve.

 

“O governo se fechou, depende unicamente dele. Nosso trabalho agora é de bastidores, estamos conversando com os servidores, visitando todos no interior e falando da importância de todos, caso seja preciso mesmo da greve. A paralização foi aprovada já no dia 11 de junho e esta nova assembleia é só para ratificar”, afirmou Pinheiro.

 

Segundo o sindicalista, a categoria utilizou de várias formas para sensibilizar o governo, porém, em todas as tentativas não obtiveram resultados positivos. Entre as ações realizadas os servidores fizeram o Dia do Luto em frente à Secretaria de Administração, colocaram faixas nos órgãos estaduais com frases cobrando a data-base, visitaram secretarias com panfletos e realizaram manifestação em frente ao Palácio no último dia 5 de julho.

 

“O governo não está respondendo, não mandou nada escrito, não respondeu nossos ofícios. O governador Marcelo Miranda só não tema agenda para atender os servidores e cumprir com os nossos direitos”, informou Cleiton.

 

Última reunião

A última reunião com o Musme e secretários estaduais aconteceu no dia 8 de junho. Na ocasião, o subsecretário da Fazenda, Paulo Antenor da Oliveira informou que o governo não tem condições financeiras para efetuar o pagamento da dívida e manteve a proposta do parcelamento em 28 vezes da data-base de 2015, com o pagamento da primeira parcela já no próximo mês.

 

Aumentando ainda mais a insatisfação dos integrantes do Musme, o governo não apresentou uma data definida, para discutir a data-base de 2016. O subsecretário informou que é necessário esperar fechar as contas do 2º quadrimestre deste ano para então ser discutido como este pagamento será efetuado.

 

Aguardando resposta

O T1 Notícias solicitou ainda no início desta manhã, à Secretaria de Comunicação do Estado, posicionamento do Governo referente à data-base e se há previsão para reunião de negociação. O T1 também questionou se não haverá mais negociação, porém até o momento a Secom não enviou resposta. O espaço continua aberto.

Comentários (0)