Na rede estadual começa período de confirmação de matrículas para alunos

Os pais ou responsáveis devem comparecer às escolas até esta sexta-feira, 10

Pais e alunos procuram a escola para saber informações
Descrição: Pais e alunos procuram a escola para saber informações Crédito: Katriel Bernardes/ Governo do Tocantins

Começou nesta quarta-feira, 8, o período de confirmação de matrículas nas escolas da rede estadual de Educação, para os alunos que fizeram parte do processo de transferência automática. Neste caso, os pais ou responsáveis vão até a escola levando a documentação exigida e efetua a matrícula do filho. A confirmação da matrícula poderá ser feita até a sexta-feira, 10, e as aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 3 de fevereiro.

 

Para efetuar a matrícula, estão sendo exigidos os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, histórico ou declaração escolar, comprovante do serviço militar para alunos do sexo masculino com idade entre 19 e 45 anos, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de endereço atualizado e uma foto 3x4 recente. Para os estudantes com idade até 18 anos, a recomendação é apresentar o cartão de vacina, e para os alunos que são beneficiários dos programas sociais é necessário a apresentação do cartão do SUS ou do NIS. 

 

 

180 mil vagas em 499 escolas distribuídas nos 139 municípios tocantinenses

 

Em 2020, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) ofertará 180 mil vagas, em 499 escolas, distribuídas nos 139 municípios tocantinenses, com o atendimento de educação de qualidade e diversificada, com a oferta do ensino em escolas indígenas, quilombolas, do campo, militares, nas unidades que funcionam na modalidade integral, nas instituições que ofertam o ensino técnico-profissionalizante e nas diversas escolas urbanas.

 

 

CEM Tiradentes

 

Nesta quarta-feira, mais de 100 pais procuraram o Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, no período da manhã, para a confirmação das matrículas. A gestão da unidade escolar montou uma equipe especializada para atender e orientar pais e estudantes.

 

O CEM Tiradentes está recebendo alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, do Instituto Presbiteriano Educacional e Social (Ipes) e da Escola Municipal de Tempo Integral Fidêncio Bogo.

 

Gediolon Carneiro de Sousa chegou cedo à escola para garantir a vaga da filha Aline Inês Lima Carneiro, nas turmas do período da manhã. “Procuro sempre orientar meus filhos sobre a importância de aproveitar o que a escola oferece”, contou.

 

José Antônio de Moraes foi matricular o seu filho Carlos Victor Silva, 15 anos. “Fui um dos primeiros a chegar à escola. Nessa fase de adolescência, procuro estar mais próximo, caminhar lado a lado e sempre mostrar o caminho”, frisou.

 

Josiane Freitas é mãe de Luan Oliveira Freitas, 15 anos. “Desde a infância que saio para o trabalho e já deixo o meu filho na escola. Tenho referências que o CEM Tiradentes é uma ótima escola, que exige dos estudantes, por isso fiz questão de chegar cedo para efetuar a matrícula”, afirmou.

 

Janete Valadares Correia, secretária do CEM Tiradentes, explicou que mesmo com um fluxo grande de pais e estudantes, a escola está preparada para atender e orientar a todos. “Hoje estamos atendendo aos pais dos alunos oriundos de escolas municipais e conveniadas que irão cursar a 1ª série do ensino médio. Antes de iniciar o processo de confirmação de matrículas, conversamos com os pais, mostrando as mudanças que os filhos irão passar, saindo do ensino fundamental e indo para o ensino médio, que é mais complexo”, explicou.


 

Comentários (0)