Naturatins, Defesa Civil e Bombeiros planejam ação emergencial para conter fogo

O fogo na Serra de Lajeado começou ainda na quarta-feira, 3, e a queimada foi comunicada aos órgãos estaduais por moradores da região

Representantes de órgãos debatem ações
Descrição: Representantes de órgãos debatem ações Crédito: Foto: Tharson Lopes

Uma reunião do Comitê de Combate aos Incêndios Florestais foi ontem na sede da Defesa Civil, em Palmas para planejar uma ação emergencial para conter focos de incêndio registrados por meio de imagens aéreas na Serra do Lajeado, localizada na região da Capital. Representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Corpo de Bombeiros estiveram presentes na ocasião. O fogo começou ainda na quarta-feira, 3, e a queimada foi comunicada aos órgãos estaduais por moradores da região.

 

Segundo o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves de Castro, é bastante preocupante o fogo naquela área, já que ainda está começando o período de estiagem. Outra preocupação do superintendente é relacionada à segurança do Parque Estadual do Lajeado. “O fogo não chegou dentro da Unidade de Conservação, mas isso já é um alerta para combatermos antes que se alastre”. O gestor lembra que devido ao trabalho intenso realizado por equipes do Parque, há três anos não ocorrem focos de calor no interior da Unidade.

 

Para esta ação emergencial o Naturatins irá disponibilizar os brigadistas que atuam no Parque Estadual do Lajeado para trabalharem nesta região, no sentido de evitar que o fogo se espalhe para a área do Parque e também para a Área de Proteção Ambiental (APA) local. Para reforçar ainda mais as ações de prevenção e combate ao fogo, a fiscalização do Naturatins irá usar o avião do órgão.

 

O presidente do Naturatins, Herbert Brito, por meio da Portaria nº 162, de 24 de maio de 2016, suspendeu a emissão e vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada até 30 de outubro de 2016 e está disponibilizando equipes de fiscalização em todo Estado para averiguar denúncias.

 

O Naturatins alerta que, quem for pego colocando fogo será autuado com multa, além de ser preso, ação que será realizada com o apoio da Polícia Militar. O responsável pelo incêndio também poderá responder por crime ambiental. Para denunciar esse e outros crimes, o cidadão poderá ligar no Disque Denúncia, no 0800 63 11 35, na Defesa Civil, no 199, ou ainda no Corpo de Bombeiros no 193.

 

(Com informações da Ascom/Naturatins)

Comentários (0)