Naturatins instala placas alertando sobre a presença de jacarés no Rio Araguaia

Nessa primeira etapa, são instaladas placas no Porto da Balsa, no Porto Antigo da Balsa, no Porto das Mulheres, no Porto do Avião e outra, numa área mais profunda e de menor movimento

Placas apontam cuidados que o turista deve adotar
Descrição: Placas apontam cuidados que o turista deve adotar Crédito: Foto: Fábio Gamba

A equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que atua na APA Ilha do Bananal/Cantão, iniciou nesta quinta-feira, 7, a instalação de placas informativas permanentes, em pontos estratégicos às margens do Rio Araguaia, no município de Araguacema, a 297km da Capital. São dois modelos, sendo um para indicar aos visitantes e a comunidade que não é permitida a utilização do local para atividades recreativas, em especial para nadar, e outro sobre a possibilidade da presença de jacarés, indicando as medidas de segurança para evitar o contato e a aproximação da espécie.

 

Nessa primeira etapa, são instaladas placas no Porto da Balsa, no Porto Antigo da Balsa, no Porto das Mulheres, no Porto do Avião e outra, numa área mais profunda e de menor movimento, após o Cais do Porto, mas que visitantes, menos informados, às vezes buscam se instalar.

 

“A sinalização informativa é uma das medidas permanentes, que serão tomadas pelo Naturatins para apoio à segurança dos frequentadores, bem como para manutenção do equilíbrio e proteção ambiental do município. A atividade recreativa contínua, em sua orla, se intensificada no período de férias e atitudes preventivas, no contato com a natureza, a qualquer tempo, se fazem necessárias”, aponta o órgão.

 

Visitas às praias e acampamentos para entrega de folhetos educativos é outra ação que já está sendo realizada, além da assinatura do Termo de Compromisso pelos responsáveis dos grupos instalados, que se comprometem com a destinação apropriada do lixo produzido, a não retirar da mata ciliar para estruturar o acampamento e a entregar o local da mesma forma que recebeu, com a realização da total remoção das instalações montadas para seu conforto, antes de sua partida.

 

A placa instalada no Porto do Avião proíbe a utilização da área para atividades recreativas ou para nadar. O local é onde ocorreu o desaparecimento do banhista Rogério Marques de Oliveira, de 41 anos, que teria sido alvo de um jacaré-açu, mas exames realizados pelo IML descartaram que os restos encontrados na barriga do animal tivessem qualquer traço de DNA humano.

 

“A proibição neste Porto foi determinada por três motivos, o local possui uma profundeza acentuada, é de utilização da Prefeitura Municipal no escoamento do lixo recolhido nas praias para serem levados ao aterro sanitário e possui uma vegetação selvagem, que propicia a acomodação de animais, inclusive da espécie crocodiliana que, no período de cheia, costumam utilizá-las para construção de seus ninhos”, pontuou o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral.

 

Segundo informação do supervisor da APA Ilha do Bananal-Cantão, Fábio Gamba, os outros portos possuem áreas mais rasas. “Não há uma permissão para lazer nesses locais. Nesse período de praia é muito raro observar o uso deles para diversão, mas, em outras épocas, a população costuma utilizar esses portos mais rasos, como área de banho e visitação. Por isso, vemos a necessidade de instalar as placas para orientação neles”, esclareceu.

 

As investigações sobre a localização do banhista, por parte da equipe de inteligência da Polícia Militar do Tocantins, continuam em andamento. Diante do laudo do IML, o Naturatins tranquilizou os turistas das praias do Rio Araguaia, formadas na extensão do município, mas reforçou que todos devem manter a atenção e os cuidados que se deve ter na temporada de férias.

 

O Instituto alerta ainda que de acordo com a legislação ambiental, a captura e morte por retaliação do jacaré-açu, um animal silvestre, caracteriza crime ambiental. Em todo caso, a população deve aguardar as providências dos órgãos competentes.

 

Perfil dos Portos

O Porto da Balsa é um local de travessia para o Estado do Pará, que não é propício para banho, por sua profundidade e pela força da correnteza, então as pessoas que conhecem, não costuma utilizar para o banho.

 

Já o Porto Antigo da Balsa tem característica tem características semelhantes, com profundidade razoável e correnteza, então também não costuma ser utilizado para o lazer. Mas seu diferencial é a formação de uma praia, nessa época, numa distância de cerca de 20m, o que permite a travessia de banhistas para sua utilização.

 

Por ser mais raso, o Porto das Mulheres, que recebeu esse nome porque antigamente elas costumavam lavar roupa no local, não possui quedas de profundidade e muitas pessoas da cidade costumam tomar banho nesse ponto.

 

Nessa época, o Cais do Porto, é utilizado para travessia de acesso à Praia da Gaivota, a agitação da água e sua baixa profundidade favorece o afastamento da espécie. Mas depois da temporada de praia, no período de cheia do rio, apesar de bem próximo as suas margens, é comum ser utilizado pela comunidade para banho e nesse período, de acordo com o nível do rio, também vai receber uma placa informativa.

 

Parcerias

A instalação das placas é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguacema e apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que juntos realizam um monitoramento da espécie e acompanha o esclarecimento das investigações, ainda em andamento, a respeito do desaparecimento de um banhista, ocorrido no mês de abril.

 

O Naturatins esclarece que outros cuidados devem ser mantidos, pois nesse período de seca e ventania, é preciso estar atendo às combinações de bebidas, mergulhos em locais rasos e profundos, bem como com o uso do fogo. Em caso de acidentes deve ser solicitada a ajuda das autoridades competentes, além do auxílio do Naturatins 0800 63 1155, a ligação é gratuita.

 

(Com informações da Ascom/Naturatins)

Comentários (0)