Naturatins realiza soltura de 153 curiós apreendidos em fiscalização

Centro de Fauna recebeu 170 aves, sendo 161 curiós e nove coleiros-do-norte

Aves foram devolvidas à natureza nesta 6º
Descrição: Aves foram devolvidas à natureza nesta 6º Crédito: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira, 18, a equipe técnica da Supervisão de Fauna do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a soltura de 153 curiós (Sporophila angolensis). As aves foram apreendidas em uma ação de fiscalização realizada por fiscais do Naturatins de Colinas, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Guaraí, na última quarta-feira, 17.

 

As aves foram encaminhadas ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), unidade do Naturatins, onde passaram por triagem. De acordo com o biólogo Tiago Scapini, depois de triadas, as aves foram acondicionadas corretamente, visto que estavam em situação de maus tratos. Três delas foram a óbito. O biólogo esclareceu que cinco filhotes que ainda não têm condições de voar, estão no Cefau, aguardando condições para voo.

 

“Depois de verificado o bom estado de saúde das aves, os curiós foram soltos em cinco locais, em áreas rurais da região de Palmas. Durante apreensão também foram regatados nove coleiros-do-norte (Sporophila americana), também conhecidos como patativas, que serão encaminhados para soltura no norte do Estado, em razão de não haver ocorrência dessas aves aqui na região”, adiantou.

 

Resultado da fiscalização desta quarta-feira, 17, ao todo o Cefau recebeu 170 aves, sendo 161 curiós (Sporophila angolensis) e nove coleiros-do-norte (Sporophila americana).

Comentários (0)