No Dia Nacional do Estagiário, BRK dá dicas para estudantes

A BRK já efetivou 135 estagiários desde o início do Programa de Estágio da empresa

Crédito: Divulgação/Ascom BRK Ambiental

Nesta quinta-feira, dia 18, é comemorado o Dia Nacional do Estagiário, uma oportunidade de aliar aprendizagem e prática que se consolidou para milhares de profissionais, como porta de entrada para o mundo do trabalho. Concessionária dos serviços de água e esgoto de 47 cidades do Tocantins, a BRK já efetivou 135 estagiários desde o início do Programa de Estágio da empresa.   

    

São profissionais que, após o estágio foram contratados, assumindo posições como assistentes, analistas, técnicos e supervisão em diversas áreas da empresa. Formada em economia, Krysla Lacerda, foi contratada pela BRK como estagiária da área de planejamento financeiro. Ela atribui como fatores para a sua contratação, a dedicação, atenção e o empenho nas atividades durante o estágio. "Durante o período do estágio o meu foco era absorver todo conhecimento possível, sempre me coloquei a disposição para novas atividades, estive disposta a aprender e a encarar desafios que me foram propostos", conta Krysla.  

      

Oportunidade para atrair e desenvolver   

    

O gerente de recursos humanos da BRK, Marcio Fachim, ressalta que os programas de estágio estão sendo aprimorados para desenvolver e destacar potencialidades. “Para a concessionária, o Programa de Estágio é uma oportunidade de atrair, desenvolver e reter pessoas, manter um ambiente mais diverso, com profissionais que possam se desenvolver e agregar valor às atividades e aos desafios crescentes do saneamento básico”, disse.   

  

O perfil dos novos estagiários também vem chamando a atenção das empresas. “Eles estão chegando mais questionadores, curiosos e com uma capacidade tecnológica incrível, aspectos fundamentais para o setor de saneamento básico e que estão alinhados ao propósito da BRK: Transformar a vida das pessoas, levando o saneamento para muito além do básico”, destaca Marcio Fachim.    

    

O gerente ressalta, ainda, que para o sucesso na carreira profissional há muitos fatores envolvidos, sendo, um deles, o autoconhecimento. “É importante que os profissionais estimulem a própria auto-observação para conhecerem suas reações e potencialidades nos diversos cenários que possam encontrar. Além da proatividade e da autonomia, para identificar solução dos problemas, gerando resultados positivos e transformação”.   

    

Dentro do Programa de Estágio da BRK, desenvolvido anualmente e que é divulgado no site e nas redes sociais da empresa, os estagiários têm a oportunidade de atuar com autonomia ao lado de líderes que acompanham suas atividades do dia a dia. São realizadas capacitações e curadorias de conteúdos atuais, além de workshops e desenvolvimento de um projeto aplicado ao negócio. “Ao mesmo tempo em que ganha experiência, o estudante contribui com a empresa, projetando o seu futuro e a sua carreira”, conclui Fachim.   

    

Regras de ouro no estágio   

    

- Crie conexões positivas.   

- Esteja disposto a ajudar.   

- Fique informado.    

- Não tenha medo de errar.   

- Seja proativo.   

- Respeite as diferenças.   

- Provoque conversas com a sua liderança.

Comentários (0)