No Maranhão, Tom Lyra reforça projeto de integração socioeconômica de Carlesse

Em conformidade com a iniciativa de promover ações conjuntas com os estados vizinhos ao Tocantins, o titular da Sics visitou a sede do grupo Mateus e conheceu de perto as operações do porto do Itaqui.

Secretário Tom Lyra acompanhado pelo empresário Ilson Mateus.
Descrição: Secretário Tom Lyra acompanhado pelo empresário Ilson Mateus. Crédito: Ascom Sics / Governo do Tocantins

A iniciativa do governador Mauro Carlesse, no sentido de firmar parcerias com os estados vizinhos ao Tocantins e propor políticas públicas em conjunto, deu o pontapé inicial na capital maranhense, São Luís. Na tarde dessa quarta-feira, 23, o secretário estadual da Indústria e Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, visitou a sede do Grupo Mateus e conheceu de perto as operações do porto do Itaqui.

 

Especializado no ramo atacarejo, o Grupo Mateus já deu sinal verde para a expansão e retorno de suas lojas para o Tocantins. Em recente reunião com Carlesse, Ilson Mateus, presidente do grupo, anunciou que, inicialmente, a ideia é começar pelas cidades de Araguaína e Gurupi.

 

Segundo o executivo, que atribui o projeto de expansão  ao potencial logístico do Tocantins e aos  incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado, a intenção é que a instalação também se estenda para a capital, Palmas. “Estive no estado e encontrei uma nova realidade, novos horizontes e novas oportunidades. Receber a visita do secretário aqui no nosso Estado é motivo de orgulho e reconhecimento”, pontuou o empresário.

 

Em atenção às diretrizes desenvolvimentistas contidas no projeto Integração Geopolítica Estadual, o titular da Sics ressaltou a importância de se firmar parcerias e atrair investimentos para o estado. “Estamos no rumo certo. O governador determinou que nos empenhássemos para continuar prospectando novos negócios para o Tocantins, comungando com os objetivos desta iniciativa: estabelecer parcerias com os estados fronteiriços e estimular, mutuamente, o desenvolvimento socioeconômico da região”, pontuou Tom Lyra, acrescentando que os próximos encontros ocorrerão nos estados da Bahia, Piauí, Mato Grosso, Goiás e Pará.

 

Porto do Itaqui

 

O secretário Tom Lyra visitou o Porto do Itaqui e pôde conhecer de perto as operações. O Itaqui é um importante polo de distribuição da produção agrícola tocantinense. O porto tem conexão direta com duas ferrovias, a Transnordestina (FTL), que tem 4.238 km de extensão, e a Estrada de Ferro Carajás (EFC), com 892 km e, indiretamente, conectado à Ferrovia Norte-Sul (FNS). Além disso, possui oito berços operacionais profundos, que variam de 12 a 19 metros, que permitem a atracação de navios de grande porte.



Para o secretário Tom Lyra, essa é uma das principais áreas de interesse, tendo em vista o perfil de expansão e crescimento agrícola do Tocantins e o trabalho que tem sido realizado pelo governador Mauro Carlesse para fortalecer o potencial logístico do Estado. 



"Nos últimos anos, temos visto o empenho do governador na realização de obras estruturantes e na pavimentação das rodovias. A visão empreendedora de Carlesse tem colocado o Tocantins no campo de visão de investidores nacionais e internacionais. Nesse sentido, é preciso dar uma atenção especial ao escoamento de produtos, principalmente ligados ao setor do agronegócio", explicou o gestor, indicando que uma das ações do projeto é o estabelecer a cooperação com o estado do Maranhão para garantir melhor aproveitamento da ferrovia Norte-Sul e do Porto do Itaqui.



Tocantins e Maranhão



O Tocantins tem uma população estimada em 1.590.248 habitantes, enquanto o Maranhão tem cerca de 7.114.598 milhões de habitantes. Segundo dados divulgados pela MB Associados, empresa especializada em consultoria e análise macroeconômica, o Tocantins tem previsão de crescimento no PIB de 3,54. Já o Maranhão  tem projeção de crescimento no PIB de 3,37%. Atualmente, os dois estados se encontram em pleno crescimento econômico, apesar do período de pandemia.



Para Tom Lyra, esta parceria representa um importante crescimento para ambos os estados. “Com esta ação, o Tocantins se firma no contexto geopolítico regional de forma estruturada”, concluiu.

Comentários (0)