Nos próximos 5 dias, Estado irá monitorar novos focos de incêndio na Serra do Lajeado

A fiscalização será feita nos cinco dias e, caso seja verificada a extinção de queimadas, a equipe analisará outra região prioritária

Monitoramento visa evitar novos focos de incêndio
Descrição: Monitoramento visa evitar novos focos de incêndio Crédito: Foto: Fernando Alves

A partir desta sexta-feira, 22, será realizado, consecutivamente nos próximos dias, o monitoramento da Serra do Lajeado com auxílio do helicóptero estadual para identificar o surgimento de novos focos de incêndios. A ação é desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com o governo federal, por meio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e o Exército Brasileiro.

 

Um trabalho conjunto entre municípios e órgãos estaduais já realizou ações de força-tarefa em Palmas, Novo Acordo, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. Conforme o cronograma, mais quatro municípios devem receber as ações, que são: Pium, Lizarda, São Félix do Tocantins e Mateiros. A escolha das cidades ocorreu de acordo com o número de focos de incêndios e também do ponto de vista da proteção dos parques estaduais.

 

O chefe de Operações do Ibama, Hélio Moreira, ressaltou que foram dias de trabalho intensificado na Serra do Lajeado, Serra do Carmo e Taquaruçu Grande contra as queimadas. “Tivemos uma operação focada exclusivamente nessa região. A nossa preocupação agora é de evitar que novos focos sejam realizados. Sabemos do histórico e da cultura da população da serra em relação ao uso do fogo”, afirmou. Por parte dos órgãos federais, Hélio Moreira informou que participam das ações 35 brigadistas do Ibama e 15 do Exército Brasileiro.

 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a fiscalização será feita nos cinco dias e, caso seja verificada a extinção de queimadas, a equipe analisará outra região prioritária.

 

Ação

 

O combate ao enfrentamento in loco foi executado pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado e do município de Palmas, Ibama, Exército Brasileiro, juntamente com apoio operacional da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

Comentários (0)