Palmas, Tocantins -
De junho a dezembro
2.131 visualizações

Notas e frequências de alunos das escolas do TO somem de sistema; Seduc orienta

Seduc e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins debateram solução para problemas no Data Center
- Atualizada em
Secretária e Sintet debatem problema dos dados corrompidos Mateus Oliveira/ Governo do Tocantins

Dados e informações dos alunos das escolas estaduais do Tocantins que foram inseridas no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE) da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, como notas, conteúdos e frequência, desde o dia 5 de junho deste ano, foram corrompidos após problemas no Data Center da Pasta e terão que ser reinseridos no Sistema.

 

Na tarde de ontem, 5, a secretária Adriana Aguiar, reuniu a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) para discutir a recuperação desses dados. De acordo com a gestora, algumas escolas atenderam a solicitação e já finalizaram a reinserção dessas informações no sistema.

 

Durante o encontro, a Secretária lamentou o ocorrido. “Neste momento precisamos da sensibilidade de toda a comunidade escolar para que todos estejam envolvidos nesse importante trabalho para a garantia do registro das informações”.

 

A preocupação do Sintet, apresentada em reunião, foi de que este trabalho de recuperação de dados não sobrecarregue os professores. “Cobramos um posicionamento da Seduc, que seja respeitoso com os professores, e não uma imposição”, frisou José Roque, presidente do Sintet.

 

A Seduc informou também que vai encaminhar orientações às escolas e solicitar o apoio dos servidores das unidades escolares no apoio aos docentes. “Para não sobrecarregar o trabalho dos professores, a nossa proposta é fomentar a participação de todos os servidores. Essa inserção dos dados não é uma tarefa apenas dos docentes. Precisa ser de toda a equipe técnica da Secretaria da Educação, das Diretorias Regionais de Ensino, inclusive com deslocamento para as unidades escolares a fim de auxiliar os professores nesse trabalho, caso necessário. É uma força tarefa em prol do encerramento do ano letivo”, ressaltou.

 

Para esclarecimentos e orientações sobre o Sistema de Gerenciamento Educacional, a Seduc colocou a equipe GSGE mobilizada e os seguintes canais de comunicação e atendimento à disposição: 0800 63 5050 / (63) 99233 1648 (somente mensagens de whatsapp) / e-mail: sge@seduc.to.gov.br. Para sanar quaisquer dúvidas no que se refere aos registros nos Diários de Classe, está disponibilizada a Gerência de Certificação, Normatização e Inspeção Escolar:(63) 3218 6161/1665.

 

Progressões

 

Progressões e data-base também estiveram em pauta na reunião. A secretária Adriana informou aos membros da diretoria do Sintet que está sendo realizado um estudo para ajustar a folha de pagamento, a fim de cumprir com os direitos dos servidores, e implementar as progressões de 2015 e 2016 em folha no próximo ano. A parcela da data-base de 2017 já foi implementada na folha de novembro.  “A pauta do Sindicato está alinhada com as propostas da educação, porque ambos têm o olhar na escola, nos nossos professores para o bem dos nossos alunos. Foram discussões positivas em todas as pautas mencionadas”, destacou.