Nove anos após morte de estudante em Gurupi, Fábio Pisoni deverá ser julgado em março

Atualmente Pisoni responde ao crime em liberdade. O assassinato aconteceu no centro de Gurupi, após suposto desentendimento em uma boate, em 2007, e o caso completou nove anos sem julgamento

Estudante de agronomia Vinícius Duarte tinha 21 anos
Descrição: Estudante de agronomia Vinícius Duarte tinha 21 anos Crédito: Foto: Divulgação

Após vários julgamentos adiados desde 2015, o acusado de matar o estudante de agronomia Vinícius Duarte, de 21 anos, há 9 anos, em Gurupi, Fábio Pisoni deverá começar a ser julgado este ano, em júri popular marcado para o dia 9 de março. As informações foram divulgadas no Diário da Justiça desta quarta-feira, 15, pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Gurupi, Ademar Alves de Souza Filho.

 

Atualmente Pisoni responde ao crime em liberdade. O assassinato aconteceu no centro de Gurupi, após suposto desentendimento em uma boate, em 2007, e o caso completou nove anos sem julgamento. Pisoni foi indiciado por disparar seis tiros com uma pistola automática contra um veículo Gol, em que estavam seis estudantes de Agronomia. Dentro do carro, Vinícius foi atingido por dois tiros, sendo um deles no coração.

 

A família da vítima publicou um post no Facebook, há dois meses, lembrando os nove anos desde a morte de Vinícius e refez apelo por justiça. “Olá eu me chamo Vinícius Duarte de Oliveira, o ‘Catalão’, nasci no dia 01/01/1986 em Catalão (GO). No dia 08/12/2007, em Gurupi, cidade onde eu escolhi para cursar agronomia, eu fui brutalmente assassinado com 2 tiros. Não foi dado a mim o direito de defesa, eu estava com apenas 21 anos de idade.  Hoje os meus amigos e familiares querem uma resposta do poder judiciário. Depois de 9 anos sem uma resposta, o culpado está solto, e minha mãe e os meus amigos não tem nenhuma resposta, e a saudade a cada dia aumenta. No dia 01/01/2017 eu estaria completando 31 anos, mas esse meu direito de comemorar com os meus amigos e familiares foi tirado. Minha família e os meus amigos querem justiça”.

 

Entenda

Ainda em 2007, passado o prazo do flagrante, Pisoni se apresentou à Polícia e foi liberado. Depois ele chegou a ser preso e foi novamente liberado por decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins. Fábio Pisoni ficou cinco anos foragido. Em 2012 ele foi identificado durante uma blitz realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, no km 99 do município de José Bonifácio (SP) e preso. Fábio foi preso em 11 de dezembro de 2012 e foi liberado no dia 18 de julho de 2015. Pisoni foi indiciado por homicídio triplamente qualificado e porte ilegal de arma de fogo. No momento, ele aguarda julgamento em liberdade. O julgamento já foi adiado por várias vezes.

 

Durante interrogatório feito pela polícia, Fábio Pisoni disse que não conhecia a vítima, que não o viu na festa e que no dia do crime teria feito de tudo para não entrar em confusão, que iniciou em uma festa organizada por acadêmicos do curso da Agronomia da UFT e terminou em frente ao bar onde aconteceu o homicídio.

 

Fábio alegou que depois de acompanhar duas moças até as suas casas, passou em frente ao bar e uma pessoa teria jogado algo em seu carro. Ele afirma que quando parou o veículo e desceu, o carro de Vinicius, com seis estudantes, teria se aproximado do dele, ocasião em que ele afirmou se sentir ameaçado, fazendo com que ele voltasse até seu carro e pegasse a pistola, com a qual fez os disparos, segundo ele em legítima defesa, com  a intenção de “atingir o capô do carro”.

Comentários (0)