Novo reitor da UFT e vice tomam posse e destacam união; Isabel Auler é homenageada

Bovolato e Ana Lúcia ficarão à frente da UFT até 2021

Bovolato e Ana Lúcia ficarão à frente da UFT até 2021
Descrição: Bovolato e Ana Lúcia ficarão à frente da UFT até 2021 Crédito: Samuel Lima

O novo reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luis Eduardo Bovolato, e a nova vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros, foram empossados ontem, 16, em evento no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência Cultura e Arte (Cuica), em Palmas, durante a Solenidade de Posse da Reitoria e apresentação da Equipe Gestores para o quadriênio 2017/2021.

 

A mesa de abertura do evento foi composta pelo reitor Bovolato, pela vice-reitora Ana Lúcia, pela senadora Kátia Abreu, pelos ex-reitores Alan Barbiero e Márcio da Silveira, pela procuradora federal junto à UFT Patrícia Bezerra de Medeiros, os reitores do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Adriano Chiarani da Silva, e da Unitins, professora Suely Cabral Quixabeira Araújo, o técnico administrativo Josafá Maciel e a presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFT, Bianca Pereira da Silva. Também estavam presentes autoridades estaduais, municipais e representantes das comunidades acadêmica e da sociedade em geral.

 

A solenidade foi marcada por homenagens. Primeiro em memória da ex-reitora Isabel Auler, falecida em maio último. Os filhos, a Dr.ª Cláudia Auler e Renato Auler, receberam a homenagem das mãos do reitor. Isabel ocupou o cargo de reitora de 14 de julho de 2016 até 1º de maio, já afastada e acometida pelos problemas de saúde surgidos a partir do dia 26 de janeiro deste ano, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral durante viagem a Buenos Aires (Argentina). O reitor Bovolato destacou, em fala no seu discurso, o aprendizado ao lado de Isabel Auler durante o curto tempo de gestão juntos.

 

Depois de lido o termo de posse do reitor, ocorreu outra homenagem, sendo desta vez da esposa Poliana Bovolato e dos filhos, José Henrique e Giovana, para Luís Eduardo Bovolato; da mesma forma, após ser embecada pelo reitor, a vice-reitora Ana Lúcia também foi homenageada pelo esposo, o professor Dr. Claudomiro Moura Gomes André.

 

Gestão

 

Ana Lúcia frisou que o propósito da UFT é fornecer um ensino de qualidade para os estudantes e tem a responsabilidade de gerar conhecimento para a sociedade. "Sustentada pela coragem que sempre me motivou a seguir em frente, assumo esta gestão ao lado do professor Bovolato com a mesma lucidez que optei pela carreira docente; antes de tudo, sou professora!", disse.

 

Ela enfatizou que a vivência na UFT a fez observar as diversas realidades que compõem a Universidade, "e suas complexidades e desafios que os seus sete campus apresentam; isso contribuiu para o desenvolvimento de nossa sensibilidade para os problemas enfrentados por todos nós, seja nos aspectos acadêmicos ou administrativos, como servidores ou estudantes", ressaltando que a busca pela melhoria nas práticas acadêmicas e de gestão deve ser permanente. "Precisamos estar unidos integrando nossos para defender esta instituição social tão importante para a sociedade brasileira - a universidade pública; exige de cada um de nós, espírito de luta, de união, de respeito, sensibilidade, serenidade, compreensão, construção, de muita organização e trabalho", pontuou.

 

O reitor Luís Eduardo Bovolato destacou, em seu discurso, o apoio às propostas e ao Plano de Gestão por meio da consulta eleitoral. "Somos uma universidade jovem, marcada por um grande e relevante crescimento. Temos hoje uma excelente produção científica, destacando-se entre as universidades federais da região Norte e, certamente, junto com a formação de profissionais em várias áreas do conhecimento, temos contribuído significativamente para o desenvolvimento desta nação". Bovolato ressaltou o pioneirismo da UFT na aplicação das cotas para indígenas e quilombolas para o acesso ao ensino público, "trazendo para a UFT um pouco da cara do povo tocantinense". Ressaltou o cenário econômico difícil por que passa o país, mas enfatizou que "não se constrói uma grande nação sem a valorização da Educação em todos os seus níveis, e nem tampouco aportar investimento em ciência, tecnologia e inovação. Quero convidar a todos para esta grande empreitada, sermos a instituição protagonista dos grandes temas do Tocantins e do Brasil". Encerrou sua fala dedicando o momento solene à memória da ex-reitora Isabel Auler e enfatizando que a gestão não é feita apenas pelo reitor e vice-reitora, mas por todos os membros da comunidade universitária.

 

(Com informações da Dicom/UFT)

Comentários (0)