Novos horários de funcionamento tiveram inicio em orgão públicos

Novo horário de atendimento dos órgãos começou nesta segunda-feira, 28. Todos os serviços que funcionam em regime de plantão serão mantidos em seus horários normais.

Não foram todos os servidores públicos que ficaram satisfeitos com o novo horário de funcionamento das repartições, das 12h30 às 18h30. O novo horário entrou em vigor a partir desta segunda-feira, 29.

 

Desde as primeiras horas da manhã, o Portal T1 Notícias recebeu diversos e-mails de servidores que pela natureza dos serviços prestados não foram beneficiados pelas medidas.

 

É o caso dos servidores que trabalham nos hospitais e que vão continuar com a carga horária normal.

 

É que o Decreto 4.658, assinado pelo governador Siqueira Campos, exclui da alteração de horário os serviços que por sua natureza exijam horário de plantão permanente, que no caso aplica se aos hospitais, que permanecem abertos 24 horas por dia, independente da carga horária de trabalho dos seus funcionários.

 

Sesau e Secad explicam

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou ao Portal T1 Notícias que o novo horário não se aplica aos trabalhadores dos hospitais e unidades de saúde. De acordo com a Sesau, isto está bem claro do edital e a carga horária dos servidores destas instituições permanece inalterada.

 

A jornada de 6 horas será mantida até 17 de fevereiro, data em que termina também o horário de verão.

 

De acordo com a Secretaria da Administração “não é possível nomear quem será beneficiado pela redução, cargo a cargo, pois há profissionais, como professores e delegados, atuando em áreas administrativas e, portando, cumprirão as 6 horas diárias”.

 

Por outro lado, de acordo com a Secad, todos os serviços que funcionam em regime de plantão serão mantidos em seus horários normais. É o caso de delegacias de polícia, barreiras da Adapec, atendimento ao público do Detran e do Igeprev – estes dois com funcionamento das 7 às 19 horas.

 

No Igeprev e Detran

Também em virtude da jornada de trabalho dos servidores Públicos do Estado, no Igeprev, os setores de Atendimento e Ouvidoria atenderão em horário especial, das 7h às 18h30 normalmente, sem interrupção. 

 

Já os serviços administrativos e o atendimento ao público na sede do Detran, na 401 Norte, em Palmas, também passam a funcionar das 12h30 às 18h30. Porém, o órgão continua a atender ao público em horário estendido em Palmas, das 7h às 19h, através do Posto Avançado de Atendimento no Centro e da Ciretran - Circunscrição Regional de Trânsito de Taquaralto, que funcionam ininterruptamente em dois turnos - das 7h às 13h e das 13h às 19h, totalizando 6 horas para cada turno.

 

O horário estendido das 7h às 19h continua a valer também para as Ciretrans de Porto Nacional, Araguaína e Gurupi.  

 

Economia

Neste período, a economia deve chegar a R$ 4 milhões até o final do horário de verão. Haverá redução de gastos com energia elétrica, combustíveis, água. A estimativa inicialmente apresentada pelo secretário Eduardo Siqueira Campos, de R$ 2,3 milhões, referia-se apenas aos órgãos situados na Capital do Estado.

Comentários (0)