OAB Nacional faz homenagem póstuma a Danillo Sandes, assassinado em Araguaína

Evento ocorreu durante a Conferência Nacional da Advocacia; mãe e irmã do advogado participaram do ato, realizado em São Paulo

Homenagem ocorreu na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira
Descrição: Homenagem ocorreu na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira Crédito: Eugênio Novaes/OAB Nacional

A OAB Nacional homenageou, no final da tarde desta terça-feira, 28, durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo, o advogado de Araguaína Danillo Sandes Pereira, com um ato de desagravo póstumo. Danillo Sandes foi assassinado de maneira brutal no final de julho deste ano, em um crime que comoveu a advocacia em todo o Brasil.

 

A homenagem contou com a presença da mãe de Danillo Sandes, Luzia Sandes, da irmã, Daniella Sandes Pereira, e do delegado José Rerisson Macedo Gomes, que comandou a investigação sobre o crime. O ato ocorreu no estande da Procuradoria de Defesa de Prerrogativas. Outros quatro advogados, um deles também assassinado, e três profissionais que seguem atuando, também foram homenageados. O ato foi acompanhado por centenas de pessoas, entre elas quase toda a delegação de advogados e advogadas do Tocantins. Emocianados, vários advogados e advogadas do Tocantins, a mãe e irmã de Danillo não seguraram as lágrimas durante o evento.

 

No fim de agosto deste ano, após semanas de muitas investigações, a Polícia Civil do Tocantins prendeu Robson Barbosa Costa, de 32 anos, suspeito de ser o mandante do homicídio. Conforme a Polícia Civil, Danillo Sandes trabalhava em um inventário da família de Robson e o suspeito queria esconder parte do patrimônio para ficar com parcela maior da herança. Danillo Sandes não aceitou e isso acabou motivando o crime. As pessoas que, segundo a Polícia, foram contratadas por Robson Costa para cometer o crime também foram presas dias depois. Todos estão em prisão preventiva e já foram denunciados pelo Ministério Público Estadual.

 

O homicídio do advogado tocantinense já havia provocado grande mobilização da classe. No maior ato em prol da advocacia já realizado no Tocantins, no dia 31 de agosto, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, vários membros da direção nacional, e presidentes de seis dos sete estados da região Norte do país promoveram uma grande marcha de conscientização da importância da advocacia. O ato reuniu centenas de profissionais de Araguaína e do Tocantins. Na época, todos destacaram que Danillo morreu por não se curvar a cometer ilegalidades e por agir corretamente na sua profissão, sendo um exemplo positivo para toda a classe.

 

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, foi enfático em suas palavras. “Esse é um dos mais representativos atos que a Ordem, em todo o seu sistema, poderia realizar para deixar claro e cristalino que não aceitaremos jamais qualquer desrespeito às prerrogativas da nossa profissão. Em um somos todos e em todos somos um, não há como e nem por que ser diferente. É um ato de tristeza pelos que se foram, mas de homenagem a eles e aos bravos que permanecem na luta diária”, apontou.

Comentários (0)