OAB Proativa destaca propostas viáveis para a advocacia em eventos em Palmas e Gurupi

No evento, ocorrido no sábado, 17, na sede do comitê, em Palmas, a chapa fez o compromisso de facilitar o pagamento das anuidades

Chapa OAB Proativa é liderada por Célio Henrique Magalhães Rocha
Descrição: Chapa OAB Proativa é liderada por Célio Henrique Magalhães Rocha Crédito: Divulgação

Foram mais de 300 advogados e advogadas presentes para ouvir as propostas da chapa OAB Proativa, liderada por Célio Henrique Magalhães Rocha, atual secretário geral da Ordem. No evento, ocorrido no sábado, 17, na sede do comitê, em Palmas, a chapa fez o compromisso de facilitar o pagamento das anuidades. Na gestão atual já houve uma redução da anuidade de 2018 e um desconto de até 40% para o advogado iniciante, além do pagamento com desconto parcelado em até três vezes no cartão.  A proposta agora é ampliar isso para seis vezes, também com a opção de pagamento em boleto.

 

“Isso é algo efetivamente cumprível. A gente poderia estar aqui dizendo que não vamos aumentar a anuidade em três anos, mas eu não tenho bola de cristal e não sei como vai estar a conjuntura do país e internacional, então não vou fazer promessa vã. Vou fazer compromisso e se for possível nós vamos é reduzir de novo a anuidade como fizemos em 2018. Congelar é promessa de quem quer ganhar a eleição a qualquer custo, esse não é um grupo que vai prometer para ganhar de qualquer jeito e de qualquer forma”, avaliou Célio.

 

O presidente da chapa também alertou para outras propostas inexequíveis. “É importante que se atentem a isso, as proposições têm que ser efetivamente implementadas e a gente vê em outras chapas promessas absurdas, eleitoreiras, promessas que eu configuraria até como estelionato eleitoral, essa é a palavra. O tema é duro, mas é isso. Vemos que em outros grupos vale tudo para ganhar a eleição. Aqui não vale tudo. Aqui estamos fazendo promessas que são compromissos. Vocês vão nos encontrar trabalhando no fórum, porque militamos de verdade, e vão nos cobrar os compromissos que estamos firmando nesse momento de campanha e teremos cumprido”, afirmou.

 

“O trabalho na OAB é de responsabilidade, por isso não adianta vir com proposta mirabolante, nós não podemos fazer renúncia de receita, o Conselho Federal tem suas normativas e nós não estamos aqui falando pra amadores, a advocacia é qualificada e ela sabe delimitar bem o que é viável e o que é absolutamente utópico”, complementou a secretária adjunta da OAB-TO, Graziela Reis. 

 

Em seu discurso, o atual presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, destacou que era o único dentre os presidentes da Ordem que participava da campanha eleitoral efetivamente e que são os resultados do trabalho dessa gestão que o credenciam a disputar a vaga de conselheiro federal e apoiar Célio à presidência. “União é o que fizemos até agora, nosso trabalho é nosso testemunho. Respeito é você ter uma OAB sem os nove protestos que existiam quando assumimos, é ir nos fornecedores e saber que a OAB é adimplente, que a OAB paga, que a OAB consegue pagar procuradores de prerrogativas, que a OAB hoje é respeitada, então, esse respeito nós já resgatamos para a advocacia. E é muito importante que nós tenhamos noção disso porque essa eleição é praticamente um plebiscito: vamos escolher se nós retornamos aquele modelo antigo, dos rapapés, dos salamaleques, do discurso vazio, de quando gastavam R$ 230 mil em uma noite, em um baile, e deixavam de fazer subseções, de contratar procuradores de prerrogativas, que querem de volta ou se vamos optar por continuar avançando”, concluiu.

 

Valorização das advogadas

 

A participação das mulheres na Ordem também foi assunto debatido durante o evento. Célio Henrique lembrou que ao assumir o cargo de secretário-geral na atual gestão a OAB contava apenas com 16% de representação feminina. A discrepância era tamanha que o Conselho Federal da OAB precisou aprovar uma cota de gênero na Ordem de 30%. “Naquela campanha anterior já quebramos paradigmas. Agora ultrapassamos a meta mínima e superamos os 45% de mulheres na chapa”, afirmou. Ainda segundo o presidente, metade da chapa no Conselho Federal Proativo é composta de mulheres. “Em nossa gestão a mulher vai continuar garantindo o espaço de decisão. A presença feminina é muito importante para o sucesso da nossa gestão. Não são homens fazendo concessões, são mulheres conquistando os espaços a que merecem”, afirmou.

 

Dentre as sugestões de igualdade de gênero nos quadros administrativos e consultivos da OAB Tocantins estão ações que visem o empoderamento feminino por meio da criação de ouvidoria, cursos de capacitação, acompanhamento psicológico em casos específicos como assédio e violência doméstica, equiparação salarial e adequações dos espaços da Ordem para atender as advogadas mães que necessitarem trazer seus filhos para as atividades, além de um plano de previdência para as advogadas acometidas de enfermidades como o câncer.

 

“Cada mulher advogada deixou de ter lugar apenas no social, não somos mais relegadas ao quadro das festas da Ordem, nós agora defendemos as prerrogativas da advocacia e continuaremos fazendo isso. Se você no dia 28, comprando nosso projeto, a seriedade das pessoas que o compõem, votarem 20, irão permitir que agora as mulheres alcancem o Conselho Federal”, afirmou a advogada Emilleny Lázaro, candidata à vaga de secretária geral.

 

Gurupi

 

No domingo, 18, foi a vez de Gurupi sediar um encontro da Chapa OAB Proativa, com a participação de mais de cem advogados e advogadas, recebidos pela atual vice-presidente da subseção, Venância Gomes Neta Figueredo, atual candidata a presidente e pelo vice-presidente da Chapa Proativa, atual presidente da subseção, Albery César de Oliveira. “O evento foi mais uma oportunidade para que a advocacia conheça as propostas sérias e exequíveis que estamos apresentando. Um trabalho transparente que vai beneficiar o jovem advogado, a mulher advogada e a advocacia plena, que vai incluir todas as categorias profissionais”, afirmou Albery.

 

Todas as propostas da chapa estão disponíveis para a consulta no site oabproativa20.com.br.

Comentários (0)