OAB/TO e Unitins discutem detalhes para início de curso de pós-graduação

As instituições ofertarão em conjunto a pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Civil

Crédito: Divulgação/OAB Tocantins

Dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins se reuniram por videoconferência na segunda-feira, 5, com a equipe técnica e pedagógica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para discutir os últimos detalhes para o início da pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Civil que as instituições realizarão em conjunto.


“Estamos fazendo tudo com muito cuidado para que esse modelo de pós-graduação ofereça à advocacia a formação qualificada que a nossa classe merece. Esse é sem dúvida um marco importante para a instituição e um benefício que chega para advogados e advogadas tocantinenses”, destacou o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.


“A reunião hoje foi importante porque a pós-graduação é feita em conjunto, parte de responsabilidade da OAB/TO e parte da Unitins. Nesse momento de lançamento do edital, nós precisamos nos alinhar. São 250 vagas, é uma pós-graduação muito desafiadora, mas tenho certeza que cumpriremos o nosso papel. Tenho certeza que sairão bons projetos de finais de cursos e artigos científicos”, disse o reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos.


A diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Verônica Disconzi, destacou a importância dessa iniciativa que deve continuar ao longo dos anos. “A ESA tem o compromisso de levar formação qualificada para a advocacia em todo o Estado. Para isso nós estamos firmando diversas parcerias que já estão se transformando em benefícios para toda a classe, em especial para a jovem advocacia. Sobretudo durante este período de pandemia, temos buscado oferecer ainda mais possibilidades de qualificação da advocacia, no formato virtual, a exemplo da nossa pós-graduação”, disse Verônica Disconzi.


Para a vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, a parceria entre a Unitins e a OAB/TO vem em um momento importante de fortalecimento das ações de pós-graduação da universidade. “Temos Curso de Direito em quatro dos nossos campi e é um curso que vem atingindo excelentes índices de qualidade, demonstrando o nosso compromisso com a formação dos nossos acadêmicos”, ressaltou Darlene Castro.


O Conselheiro Seccional e Presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/TO, Taumaturgo Rufino, que esteve presente na reunião, ressaltou a relevância da iniciativa. “Essa parceria é um grande passo rumo ao aperfeiçoamento jurídico e qualificação profissional aos operadores do direito de modo que contribuem de forma significativa na eficiência operacional da administração da Justiça e a ampliação do acesso dos cidadãos ao Poder Judiciário. Afinal, o advogado é indispensável à administração da Justiça”, disse Rufino, que também é vice-presidente da comissão de seleção e inscrição da pós-graduação.


Estiveram presentes da reunião o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, a diretora-geral da ESA-TO, Verônica Disconzi e o vice-presidente da comissão de avaliação da pós-graduação da OAB/TO, Taumaturgo Rufino, o Reitor da UNITINS, Augusto Rezende, a Vice-Reitora, Darlene Teixeira, e a Diretora de Pós-graduação, Leda Verônica.

Comentários (0)