Obras no trecho conhecido como “cratera do Detran” em Araguaína são intensificadas

O investimento no local é de R$ 3,2 milhões, provenientes de um financiamento com o Banco Mundial

Todo o sistema é composto por 260 metros de galerias e 90 metros de bueiros.
Descrição: Todo o sistema é composto por 260 metros de galerias e 90 metros de bueiros. Crédito: Divulgação

Conhecido como “cratera do Detran”, o Governo do Tocantins intensificou as obras de drenagem no local, situado na TO-222, no perímetro urbano de Araguaína (Avenida Filadélfia), próximo ao Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran). Conforme o Estado, a previsão é de que os serviços sejam concluídos em julho.

 

O investimento no local é de R$ 3,2 milhões, provenientes de um financiamento com o Banco Mundial, por meio do Programa de Desenvolvimento, Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS).

 

De acordo com o presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Virgílio Azevedo, a obra irá garantir a segurança da população, a trafegabilidade dos usuários da via e principalmente irá corrigir um problema antigo. “A recuperação do local é um compromisso do governador Carlesse que está sendo cumprido com a população de Araguaína; em breve iremos entregar essa obra, que era um sonho da comunidade”, disse.

 

Virgílio Azevedo explicou que no local, além das obras de drenagem, está prevista a realização de terraplenagem, pavimentação, urbanização e de proteção. “É uma super obra de captação de águas pluviais que irá corrigir, em definitivo, a erosão causada pelas chuvas”, explicou o gestor.

 

Todo o sistema é composto por 260 metros de galerias e 90 metros de bueiros. De acordo com o engenheiro da Ageto, responsável pela fiscalização da obra, Gilvamar Moreira, estão sendo finalizadas as obras da galeria principal e a construção da boca à jusante. “Também falta concluir a galeria simples e tapar o canal de desvio, feito isso, finalizaremos com a terraplenagem, cobertura vegetal e o cochão reno”, detalhou o especialista.

 

Depois de finalizado o sistema de escoamento, será construído o aterro do local, que também receberá asfalto e sinalização. Isso possibilitará a retomada do tráfego no trecho da rodovia.

 

As obras irão impactar diretamente os moradores da região central de Araguaína e dos bairros Vila Ribeiro, setor Tocantins, Patrocínio e Ana Maria.

Comentários (0)