Ocorrências de crimes violentos têm redução de 21% no Tocantins, aponta SSP

Dados foram divulgados nesta terça, 5, em coletiva de imprensa, pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, e mostram o cenário no Tocantins por meio de recorte do último quadrimestre

Crédito: Divulgação

O número de crimes violentos letais e intencionais caiu 21% no Tocantins, no último quadrimestre (julho-outubro), quando comparado ao mesmo período de 2018, de 147 para 116 casos. Conforme dados do Relatório de Estatísticas Criminais, divulgado nesta terça-feira, 5, pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-TO), durante coletiva de imprensa, a maior redução aconteceu com relação ao número de homicídios, que foram 132, de julho a outubro de 2018, ante 103 registrados no mesmo período em 2019, redução de 22%. Um dado preocupante é o aumento de 42% no número de ocorrência de atendimento a disparos com arma de fogo.

 

Também registrou queda, o número de crimes contra a dignidade sexual. Segundo a SSP, no 3° quadrimestre de 2018 a polícia atendeu a 239 casos de crimes como estupro e estupro de vulneráveis, enquanto no mesmo período deste ano foram 208, ou seja, 13% a menos.

 

Já os crimes contra o patrimônio ficaram estáveis. O número de roubos e furtos registrados pela SSP de julho a outubro de 2018 foi de 7.417, pouco menos que os 7.426 casos contabilizados no mesmo quadrimestre deste ano.

 

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, que apresentou os dados em coletiva de imprensa, avaliou como positivo o balanço do quadrimestre, destacando a redução dos crimes violentos, em especial dos casos de homicídio. Segundo ele, a redução de 22% no quadrimestre e de 10% no acumulado do ano são índices muitos bons para o Estado, pois indica queda na curva de homicídios. Já em relação aos crimes contra o patrimônio, Cristiano Sampaio assegurou que, embora a redução tenha sido tímida, esforços estão sendo feitos para que os índices caiam ainda mais daqui pra frente.

 

O Secretário ressaltou que a preocupação em diminuir os crimes violentos reflete o empenho das Forças de Segurança em combater ações que ponham em risco a vida. “A segurança é um desafio permanente, Então, quanto menor o número de crimes, melhor será cumprida a nossa função”, afirmou Cristiano Sampaio. “Os crimes contra a vida merecem maior atenção porque depois que você perde uma vida, você não a recupera”.

 

Polícia Militar

 

O Relatório da SSP também traz dados sobre a produtividade das demais forças de segurança. O atendimento de ocorrências realizado pela Polícia Militar (PM), por exemplo, apresentou uma redução de 8,4% quando comparado o 3º quadrimestre de 2018 (1.072 casos) com o mesmo período de 2019 (982 casos). Neste montante, os destaques são a redução no número de roubos a transeuntes (28,6%), homicídios (28%), roubo em residência (15%) e furto a residência (13%).

 

Com relação às ocorrências registradas pela PM no trânsito, houve um crescimento de 5,5% considerando os casos com vítima fatal e vítimas com lesão corporal. Só os casos com morte chegaram a aumentar 11,3% no 3º quadrimestre deste ano.

 

Polícia Civil

 

Os dados da produtividade da Polícia Civil revelam um aumento de 21% no atendimento a trafico de drogas, recuperação de veículos roubados, e posse/porte de arma de fogo. O número de boletins de ocorrências registrados aumentou 14% no período, passando de 33.088 para 37.747. Também aumentou o número de operações realizadas pela PC, foram 58 ações deste tipo no 3º quadrimestre de 2018, ante 67, ou seja, 15,5% a mais. Por outro lado, o número de prisões efetuadas pela Civil teve redução de 18% no período, caindo de 188 para 154.

 

Sobre a maior produtividade, o secretário Cristiano Sampaio ressaltou que o aumento da atuação policial promove a diminuição dos registros de criminalidade. “Em relação à produtividade os números só aumentam quando as Forças de Segurança trabalham mais. Então quanto maior o esforço das polícias Civil e Militar na prevenção de drogas maior será ao número de apreensões, igualmente na questão de armas, então quanto mais você trabalha, mais você produz e mais você apreende. Ao contrário senso, se você deixa de trabalhar e deixa de fazer as buscas você vai encontrar menos armas e menos drogas”, apontou.

 

Corpo de Bombeiros

 

Destaque no balanço para o aumento de 36,4% no quesito de Combate a Incêndios Florestais. Sobre esse aumento, bem como das ações de resgate e contenção de incêndios, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, explicou que as intempéries climáticas registradas no Tocantins fizeram com que a atividade de combate a incêndios tivesse um aumento expressivo. “Ressaltamos que vivemos neste ano um período atípico e contamos inclusive com o apoio de brigadistas municipais como também da União”, afirmou.

 

O Comandante-Geral destacou ainda que Corpo de Bombeiros está investindo na utilização de uma plataforma digital de análise de projetos. Para o quadrimestre, a instituição identificou um aumento de 20,2% na análise de projetos e 10,2% na vistoria em edificações. “Entendemos que a prevenção é o melhor caminho e estamos trabalhando para trazer esta análise de projetos para uma plataforma digital. Dessa forma, daremos maior celeridade na análise e aprovação de projetos e isso faz com que as empresas que venham para o Tocantins tenham mais condições de terem a parte burocrática atendida e com isso dê oportunidade para mais empregos, mais condições das empresas se instalarem aqui no Tocantins”, afirmou.

Comentários (0)