Oferta de exames é reduzida em hospitais de Palmas; laboratório cobra Estado

Sem receber do Estado, laboratório alega que apesar de greve, vem prestando serviço. Sesau diz que as próprias unidades estão realizando exames de urgência e emergência e que realiza nova licitação

Laboratório suspende exames
Descrição: Laboratório suspende exames Crédito: Foto: Divulgação

Os exames laboratoriais estão sendo realizados de forma parcial no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), desde a última sexta-feira, 18, quando funcionários da empresa Centro de Medicina Diagnóstica (CMD), contratada pelo Estado, entraram em greve por falta de pagamento. Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) disse que os exames de urgência e emergência estão sendo feitos pelas próprias unidades, e que realiza novo processo de licitação.

 

Conforme informações apuradas pelo Portal T1 Notícias, a Sesau não pagou o laboratório que, por sua vez não pagou os funcionários, que deflagraram greve na última sexta-feira, 18, em Palmas. “O Estado não está pagando nada, nem ninguém, fica difícil achar parceiros”, desabafou a fonte do T1 Notícias, que preferiu não ser identificada.

 

Ainda segundo informações levantadas pelo T1, a Sesau tentou recorrer a hospitais particulares para que cobrassem os valores dos exames baseados na tabela do SUS, mas não conseguiram parceria. Tentaram também com as UPA’s do município, mas até o fechamento da matéria a Secretaria de Saúde do Município não confirmou que a parceria tenha sido estabelecida.                

 

A Sesau teria informado aos servidores dos hospitais, segundo apurado, que provavelmente na próxima quarta-feira, 23, outro laboratório, que ganhou a licitação, assumiria e reestabeleceria os serviços. Enquanto isso, o clima de apreensão se instalou entre as equipes. “O cenário é de caos total, todos os servidores estão muito preocupados”, declarou a fonte.

 

Nova licitação

Em nota, a Sesau esclareceu que o saldo contratual foi excedido, e que “por conta por conta disso as próprias unidades estão realizando os exames laboratoriais de urgência e emergência”. 

 

A Sesau disse ainda que “um novo processo de licitação já foi realizado e nos próximos dias outro laboratório assumirá os serviços nas duas unidades hospitalares”. A secretaria não entrou no mérito da dívida com o laboratório e não explicou quando o pagamento deve ser efetuado.

 

Portal T1 Notícias também entrou em contato com a direção do Hospital Geral de Palmas, mas as nossas ligações não foram atendidas.

 

Dívidas

Em contato com o Portal T1 Notícias, a assessoria jurídica do Laboratório CMD contestou as informações da Sesau, sobre a suspensão dos exames. De acordo com o CMD, “o repasse não é realizado de maneira total desde novembro de 2015, conforme planilha anexa, totalizando 59 notas fiscais a serem efetivamente pagas até setembro de 2016. Assim, embora se tenha tentado manter a qualidade plena dos serviços, o prazo prolongado de inadimplência da Administração Pública, por parte da SESAU, fomentou a situação ora em ocorrência”.

O CMD aponta ainda que já informou a situação ao Ministérioa Público e oficiou a Sesau, mas que, “mesmo com diversos comunicados e ofícios, mantiveram a ausência de repasse por todo o período”.

Confira a da Sesau nota na íntegra:

 

Secretaria de Estado da Saúde

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que em virtude do aumento da demanda de atendimentos o saldo contratual com o laboratório que presta serviços para o Hospital Geral de Palmas e Hospital e Maternidade Dona Regina foi excedido e por conta disso as próprias unidades estão realizando os exames laboratoriais de urgência e emergência. 

Um novo processo de licitação já foi realizado e nos próximos dias outro laboratório assumirá os serviços nas duas unidades hospitalares.

Palmas - TO, 21 de novembro de 2016.

 

Nota do CMD Laboratório

Em virtude da notícia veiculada no site T1 Notícias, o Laboratório CMD, por meio de seu assessor jurídico, vem por meio deste e-mail encaminhar NOTA DE ESCLARECIMENTO protocolada nos hospitais públicos aos quais presta serviços, bem como documentação comprovatória dos fatos que ocasionaram a situação ora em questão, INFORMANDO assim, que jamais houve suspensão ou paralisação dos serviços, haja vista que embora haja quadro de funcionários reduzido em virtude da greve, o laboratório não deixou de manter-se em atividade na medida do possível para cumprir o pactuado.


Frisa-se também que o repasse não é realizado de maneira total desde novembro de 2015, conforme planilha anexa, totalizando 59 notas fiscais a serem efetivamente pagas até setembro de 2016. Assim, embora se tenha tentado manter a qualidade plena dos serviços, o prazo prolongado de inadimplência da Administração Pública, por parte da SESAU, fomentou a situação ora em ocorrência.

No mais, fora informado com antecedência da situação irregular ao Ministério Público, mais precisamente  à 27ª Promotoria de Justiça; a todas as Diretorias dos Hospitais onde prestam-se serviços; e à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins. Porém, mesmo com diversos comunicados e ofícios, mantiveram a ausência de repasse por todo o período.

Por fim, pede-se que seja retificada a notícia veiculada no link infra citado, visto tratar-se de situação inverídica a informação dada quanto a suspensão dos serviços, principalmente quanto aos exames para casos de emergência, sob pena das devidas sanções.
 

(Matéria atualizada com novas informações às 16h39)
 

 

Confira abaixo ofícios encaminhados pela CMD. 

Comentários (0)