Operação Ateleia prende 14 pessoas por fraude em concurso da PM no Tocantins

A Operação “Ateleia” está sendo realizada pela Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC/Norte), juntamente com a Delegacia Regional de Araguaína e da Academia de Polícia Acadepol/TO

"Antônio Concurseiro" é apontado como líder da quadrilha e foi preso no Piauí
Descrição: "Antônio Concurseiro" é apontado como líder da quadrilha e foi preso no Piauí Crédito: ASCOM

Nesta quinta-feira, 21, a Polícia Civil do Tocantins cumpriu diversos mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos no decorrer das investigações de suspeitas de fraude ao Concurso da Polícia Militar do Tocantins, realizado em março desse ano. As investigações foram iniciadas após apreenderem um celular com possível gabarito das provas, em Araguaína. Até o momento, a operação já prendeu 14 pessoas, nos Estados do Tocantins, Piauí e Maranhão.

 

As diligências aconteceram nos estados do Piauí, em Teresina e no Maranhão, nas cidades de São Luís, Zé Doca, Santa Inês e Pindaré Mirim. Em Teresina, a Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO, em auxílio a Polícia Civil do Tocantins, prendeu três pessoas acusadas de fraude ao certame, entre eles o líder da quadrilha, conhecido como "Antônio Concurseiro". Também foram presas Aline Oliveira, esposa de Antonio e Gabriela Oliveira Santana. A prisão ocorreu em um condomínio de luxo da cidade.

 

A Polícia Civil destacou que "todas as prisões foram efetuadas em outros Estados, em desfavor de eleitores daquelas unidades federativas, não incidindo, portanto, os impedimentos da legislação eleitoral que veda a prisão de eleitores nos 5 dias que antecedem e nas 48h posteriores às eleições, salvo prisão em flagrante delito, decorrente de condenação em crimes inafiançáveis ou despereito a salvo-conduto".

 

A Operação “Ateleia” está sendo realizada pela Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC/Norte), juntamente com a Delegacia Regional de Araguaína e da Academia de Polícia Acadepol/TO, contando com o apoio das Polícias Civis do Maranhão e do Piauí.

 

Em nota, a Polícia Militar informou que “conforme Contrato nº 001/2018, celebrado entre a Polícia Militar do Tocantins e a AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos, cabe à AOCP - Planejar e executar as três primeiras etapas dos concursos públicos”. A PM esclareceu que a Comissão do Concurso tem ciência da Operação desencadeada pela Polícia Civil e aguarda ser notificada dos resultados do inquérito para os encaminhamentos cabíveis.

Comentários (0)